“Meu paciente toma o remédio xyz.”
Quantas vezes a gente escuta isso na clínica e nos sentimos completamente perdidos; sem saber que remédios são esses e para que servem?
Quantas vezes na prática clínica a gente recebe pacientes relatando um longo histórico de uso de fármacos; ou uso de uma polifarmácia?
Muitas vezes desconhecemos as indicações dessas medicações e não sabemos o que esperar de cada uma delas.
Muitas vezes também, somos questionados pelos nossos pacientes sobre a necessidade da continuidade do tratamento ou se devem suspender o uso das medicações; somos questionados sobre os efeitos colaterais desses medicamentos.
Precisamos nos instrumentalizar
Enquanto psicólogos; terapeutas para compreendermos as classes das medicações; compreendermos possíveis efeitos colaterais e quando o remédio é indicado e quando não é.
Precisamos buscar um olhar mais profundo para a psicofarmacologia, para a sua articulação com todas as esferas da psicopatologia, para iluminar o nosso processo de entendimento e de auxílio aos pacientes.
Existem muitas temas relevantes e importantes para a prática clínica que serão trabalhadas no curso “Psicofarmacologia para Profissionais da Saúde”.” – saiba mais em https://aripe.com.br/psicofarmacologia/
por Patrícia Piper Ehlke, sou médica psiquiatra, especialista em psicologia clínica