A casa do milagre é o diálogo

Neste texto, o psicólogo Alexandre Coimbra Amaral faz uma reflexão a respeito do potencial transformador do diálogo, que pode ir além do mero trocar de palavras e gestos para algo mais profundo que toca o ser humano em toda as suas fragilidades e potencialidades.
unnamed

Eu sou um devoto do diálogo. Sinto o mundo através dele, percebo a vida acontecendo e se transformando a partir de um encontro que potencialmente transforma quem dele faz parte.

O diálogo que contribui para que sejamos diferentes é aquele em que podemos nos lançar como aprendizes. Mas é óbvio que nem todo espaço dá esse tipo de abertura.

Nós somos os que podemos, primeiramente, questionar como as pessoas à nossa volta estão escutando o que falamos.

Você me escuta para se defender ou para aprender?

Eu te respondo para me defender dos seus muros, ou consigo te oferecer pontes?

Conversar nunca foi fácil na experiência humana, sempre existiu para manifestar a diferença que somos, a pluralidade de nossos desejos e o conflito natural entre eles. Portanto, é natural admitir que estejamos sempre aprendendo a lidar com o desafio tremendo de não ser tudo como gostaríamos, porque o outro pensa diferente de mim.

Acontece que ele tem um jeito de ver a vida que pode, junto com o meu, levar-me a entender coisas que eu jamais compreenderia sozinho.

Colaborar é isso, é perceber que há um mundo que só se manifesta na conjunção daquilo que eu não sei com aquilo que o outro não sabe de mim.

Nestes não saberes, algo novo acontece. Conversando, a gente se desentende. E, por isso mesmo, a gente sustenta a presença no diálogo para construir alguma interseção possível entre nossas formas de pensar, sentir e agir.

Quando o encontro permanece, apesar do conflito, alguma água nova brota no chão que parecia ser somente árido.

A casa do milagre é o diálogo.

por Alexandre Coimbra Amaral ,psicólogo e um dos fundadores do Instituto Aripe. Ele está no Curso Fundamentos da Terapia de Casal – para mais informações AQUI!

arte: pintura de Ismael Nery