A conexão – o lugar que você ocupa em sua família.

Que filho você foi? Você já parou para pensar nisso? Qual papel você ocupa na sua família? É o Engraçado? O Mediador? O Rebelde? O Cuidador? O Exemplar?

De que forma esse papel interfere na sua vida hoje?

Ele tem alguma coisa a ver com a profissão que você exerce? E qual é o papel de cada um dos seus filhos na sua estrutura familiar?

Entender o lugar da árvore genealógica como base da descoberta de quem somos é uma ferramenta maravilhosa; que pode ampliar muito o nosso conhecimento e entendimento sobre as nossas dinâmicas familiares.

O papel que aprendemos a exercer como filho perdura ao longo de nossa vida.

Vou contar um pouquinho para vocês sobre mim:

“Em minha família eu era filha mediadora. Lembro da minha mãe pedir para eu conversar com meu irmão ou entender o que estava acontecendo com irmã ou até mesmo dar recado ou vou fazer perguntas ao meu pai. Isso também acontecia quando a minha irmã me contava algo; ao invés de contar para minha mãe. Minha mãe dizia também que eu sempre acolhia os excluídos e os atípicos.

Hoje eu sou terapeuta e sigo mediando conflitos e cuidando de todos.”

E com você? O papel que você exerceu como filho tem alguma coisa a ver com a sua vida hoje?

Como você enxerga os seus filhos?

É comum ouvirmos pais dizerem: “esse filho é um anjo, já o outro está causando, sempre causando problemas; esse aqui é muito calmo; já esse é ser muito ativo; esse conta tudo; esse já não conta nada.

Não devemos subestimar o poder que as palavras dos adultos têm sobre as crianças; pois a criança faz jus aquilo que ela acredita que ela é.

A formação da personalidade da criança vai muito além da relação com os pais; afinal esses também são filhos que herdaram muitas características, memórias e angústias.

No encontro sobre Conexão do Curso Espelho MEU e Espelho SEU; olharemos para a árvore genealógica como base da descoberta de quem somos; uma ferramenta poderosa de ressignificação; auto-regulação e consciência emocional.

Esperamos que você tenha gostado do tema desse vídeo!

Saiba mais sobre o Curso Espelho Meu e Espelho Seu AQUI!

por Sel Bonassi, psicoterapeuta formada em psicologia pela Western Connecticut University em Connecticut, EUA, possui diversas especialidades na área psicoterapêutica.