Não se engane e fique se comparando com a maternidade alheia.

Não vai ser bom. Não tem como ser bom. A comparação sempre trará um resultado: ou pra melhor ou pra pior. Porque todos somos diferentes, nunca vai ser igual, não tem como.

Mas é difícil não cair nessa de se comparar quase o tempo todo não é mesmo? Afinal muitos de nós fomos criados assim, na base da comparação, da competição, do julgamento. É um hábito que acontece meio no automático, no inconsciente.

Trocar experiências e compartilhar histórias é maravilhoso, é empoderador, é ser rede de apoio, mas é diferente de comparar. 

Sim, existe uma linha bastante sutil entre uma coisa e outra. Comece a perceber a diferença. Dá pra sentir.

Então pare de se machucar. Viva a sua maternidade, do seu jeitinho. Porque muitas vezes não é de fora que vem a maior comparação, é de dentro! Uma espécie de cobrança interna de uma idealização feita por nós mesmas que foi gerada a partir de uma expectativa criada.

Pode ser que a gestação, o parto, o pós-parto, a maternidade de uma mulher esteja sendo “melhor” ou “mais fácil” do que a de outra. Ok. É fato. Acontece. Tudo bem. Cada pessoa precisa viver aquilo que precisa viver.

Maaasss em algum lugar todos nós humanos temos a nossa pedrinha no sapato, aquela ferida ou fragilidade que viemos aqui nessa existência para vivenciar, resgatar, curar, evoluir e transmutar (se possível rs).

Seja em relação a maternidade, filhos, casamento, família, amigos, trabalho, dinheiro, saúde, não importa. Se cada um adubar, regar e cuidar da SUA grama é de certeza que ela vai ficar mais verdinha. Pode não ser agora, imediatamente, mas vai ficar. Confia!

Assim é com maternidade.

Se você quer amor plante sementes de amor. E comece na sua grama. Na sua maternagem. No seu bebê. E principalmente em você mesma com boas doses autoamor.

Por Roberta Arend @roberta_arend, doula gestação e pós-parto, para o Coletivo Laços do Puerpério

Ilustração: Shulley Austin

4a Turma Psicologia do Puerpério com Alexandre Coimbra Amaral

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

CONTATO

Para nós é importante saber como você está se sentindo com as informações que estamos compartilhando. Você pode mandar uma mensagem falando de que forma esse conteúdo lhe tocou.

Enviando

©2020 Instituto Aripe - pós Parto e Puerpério Desenvolvido por V12 Brasil Marketing Digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?