A presença como qualidade primordial

Presença: você conhece esse lugar único, que nos permite ouvir o nosso corpo e o que eles está dizendo, o que ele está precisando?

 

Presença: unicidade do estar

Como nós profissionais, podemos auxiliar a mulher a encontrar, reconhecer e validar essa presença interna, fazendo com que ela consiga conduzir o seu próprio parto?

A presença é uma qualidade que nós enquanto acompanhante de parto, profissional da área saúde, precisamos fomentar essa qualidade dentro de nós.

Porque é com ela que vamos auxiliar que esse processo do parto se potencialize, é com ela que as vamos sustentar aquilo que conversei com vocês a respeito do campo do parto.

É com presença que sustentamos esse campo.

É com presença que mostramos para mulher que tem alguém ali com ela, inteiro com ela. E que pode olhar no olho dela com uma confiança de que tudo vai dar certo, de que ela vai conseguir.

E é com presença também que escutamos aquilo que precisamos, do melhor caminho a seguir naquela momento, porque cada parto é um, não temos um protocolo do que fazer em um primeiro momento, no segundo momento, no terceiro momento, precisamos de presença.

Nós precisamos de presença quando estamos escutando uma mulher grávida no consultório, as histórias que ela traz.

O olhar dela diante da biografia que ela tem para contar para nós; o olhar dela diante da experiência dela do que vai ser o parto; do que já foi um outro parto, do que tem sido aquela gestação.

Elemento Principal

Então a presença, eu sinto que é o elemento principal nesse processo de acompanhamento da gestação do parto, do puerpério também.

O curso Gestação e Parto: Ferramentas de Suporte para Profissionais, vai trabalhar com profundidade esse, e muitos temas ligados a preparação do casal para o parto.

por Maíra Pacheco Duarte, doula, terapeuta ayurveda e educadora perinatal.