Adultescer sem um pai é rodear uma cadeira vazia se perguntando sobre conversas e abraços que não aconteceram…
sobre a ausência dos olhares que poderiam ser margem, colo ou impulso para nossos movimentos.
Despedir-se precocemente é respirar na orfandade dessa companhia como testemunha da jornada entre os nossos picos e vales fechando os olhos, para tentar escutar palavras que só serão sussurradas pelo vento.
É não ter a chance de esticar o fio da divergência e do encontro, de se equilibrar entre a possibilidade de pertencer e de se diferenciar como a maçã que pode cair bem longe da árvore… é não poder sentir tudo isso enquanto o amor segue acontecendo e ensinando que aprendemos quem somos quando nos reconhecemos, assim como nos desencontros, nos espelhos quebrados de nossas relações primordiais.
Seguir crescendo em meio às saudades é se flagrar fantasiando também o avô que nunca pôde nascer, e contar em pensamentos a ele sobre as pessoinhas que vieram reinventar a vida e hoje são um mundo inteiro que ele não chegou a conhecer.
Um abraço em nossas ausências e saudades nesse dia de hoje.
Que possamos trocar sempre o verniz de humanidade das cenas emolduradas para que não empoeirem os afetos, e atualizar incansavelmente os pais que seguem vivendo cá dentro em nós, de mãos dadas com as transformações que vão nos redefinindo a cada curva da estrada.
Que quem se foi, ou nem chegou a ocupar seu lugar possa tornar-se silêncio cheio de possibilidades ou histórias que presentificam, humanizam e regam no coração o altar da ancestralidade que nos compõe.
por Daniela Leal, psicóloga, terapeuta de casais, coordenadora de grupos terapêuticos com temáticas relacionadas à maternidade. Foi a fundadora do primeiro grupo terapêutico de apoio à gestação e ao parto natural de Salvador (BA), o Rodaviva, em 2012. Também coordenou o “Powerpério”, grupo de apoio ao puerpério da Lumos Cultural, em São Paulo (SP) por dois anos. Dany conduz juntamente com Alexandre Coimbra Amaral o Curso Reconstruindo nosso Casamentos, além de compor a grade de especialistas do renomado curso Psicologia do Puerpério, aqui no Instituto Aripe.
O Instituto ARIPE é uma plataforma de cursos online de aperfeiçoamento e aprofundamento profissional de psicologia, cursos complementares e educação continuada a distância para psicólogas (EAD), psicanalistas, terapeutas individuais, psicoterapeutas, psicopedagogas e interessados pelos assuntos.