por Gabrielle Costa de Gimenez

Sobre amamentar crianças grandinhas.

Estava sentada na beirada da cama traduzindo um texto e Matias apareceu pra mamar. Depois de mudar de um lado para o outro, ele me pede pra deitar. Mama um pouco e solta o peito e pede para ver o leite. Daí apertamos juntos e cada gota que aparecia no bico ele ia sugando devagarinho. Em um momento, escorre um pouco através do mamilo.
– Parece um vulcão em erupção de leite. – É mesmo. E você gosta? – Sim. Eu gosto de mamar para sonhar. – Como assim? Você gosta de mamar antes de dormir? – Sim. Mamar e depois …

E pulou da cama e correu pra fora do quarto rindo sem concluir seu raciocínio.

Depois de um tempo ele voltou e eu retomei o assunto: – Mati, então você gosta de mamar para sonhar? – Sim. – Por quê? – Porque é mais gostosíssimo para dormir. ?

O mundo pede o desmame.

Em um mundo onde somos tão pressionadas em relação ao desmame, onde se critica fortemente a associação do peito com o sono infantil, eu estou feliz por ter amamentado por tempo suficiente para ouvir do meu filho (que na próxima segunda-feira, junto com sua irmã gêmea, completa 3 anos) que mamar para dormir é algo que ele desfruta muito, que lhe faz bem. Para mim esse diálogo foi um presente e uma lição. Ele me deu a segurança de ter escolhido o melhor caminho pra nós, cheio de benefícios para a saúde física e emocional de ambos, e também me ensinou a nunca duvidar que a natureza é perfeita e que vale a pena esperar e respeitar os tempos fisiológicos das crianças em todas as áreas.

Gabrielle Costa de Gimenez, Advogada por profissão, mãe em tempo integral por vocação. Defensora da amamentação.

Baixe o E-Book – Desenvolvimento Saudável da Criança 0-3

20 Comentários
  1. Michele 3 meses atrás

    Sou dentista e posso dizer que o leite materno contém açúcar como todo leite, contudo, somente o leite não causa a cárie, afinal é uma doença multifatorial, envolve higiene e os demais alimentos que a criança ingere! Sou mãe, minha filha mama no peito de madrugada e durante o dia, está com 20 meses e não pretendo desmamar ela tão cedo! Aumente a franquencia da escovação e a qualidade, cuide o que a criança come durante o dia, mas não desmame, se essa não é a sua vontade! Somente o leite não provoca carie! Repitam: somente o leite não provoca cárie! Beijos a todas a mamães

  2. Jessica Vitoria 3 meses atrás

    Tirei minha filha do peito com 2 anos e 8 meses, tirei pq estava me machucando, mais tirei com dor no coração, pois amo amamentar, hoje faz 7 meses que tirei ela, agora ela so dorme com a mão no peito, e diz que ela fica com a mão pq tem saudade do mamá.

  3. Alene 3 meses atrás

    Minha filha deixou de mamar aos 9 meses, eu senti uma tristeza profunda como eu queria que ela mamasse até no mínimo uns 3 anos, é extraordinária a ligação estabelecida no momento da amamentação, muitos dizem “esse leite não sustenta mais, eles mamam por brincadeira” e outros comentários desnecessários.
    Mas a verdade é uma só, nossos filhos são beneficiados fisicamente e emocionalmente com a amamentação independente de que idade eles tenham.

  4. Heliana 3 meses atrás

    Meu filho vai fazer 4 anos mama na soneca da tarde e pra dormir eu nao sinto isso um drama na minha vida e algo tao natural que quando alguem fala na brincadeira pois so faço isso em casa ele mesmo responde que é pta deixar ele mamar em paz,

  5. Eloene Barbosa 3 meses atrás

    Minha bebê tem 1 ano 6 meses e teve cáries tbm nos dentes principais da frente,teve um q precisou canal e ser reconstituído,a dentista disse q foi pelo mama a noite toda,mesmo escovando antes de deitar,mas não me entra na cabeça,algo tão natural prejudicar dessa forma ? ela pediu para desmamar,mas já se passou 3 meses e não consigo,não quero tirar a força,ta difícil.

    • Luiza 3 meses atrás

      Como dentista posso afirmar que existe algum outro fator causando a cárie.. reveja a qualidade e a frequência das escovações e os outros alimentos que são ingeridos ao longo do dia, mas não desmame se não for sua hora e do seu bebê.

    • Camilla 3 meses atrás

      Troque de dentista!!!… procure um atualizado e deixe sua cria mamar em paz e feliz??

    • Stella 3 meses atrás

      O leite materno não é prejudicial de forma nenhuma… NUNCA faria mal a saúde da criança. Amamentei meus filhos até os 3 anos, tenho 3 e a saúde deles é perfeita graças a amamentação. Essa dentista aí é muito mal informada! Fique com sua consciência tranquila. Amamentar é um dom e poucos possuem essa dádiva. Continue a amamentar e procure orientação de outro dentista!

    • Cristiane 3 meses atrás

      Escovação para evitar cáries.
      Meu filho tem um 1 ano e 6 meses mama no peito para dormir e não tem cáries. Pq eu estou sempre escovando os dentes dele.

  6. Fabiane 3 meses atrás

    Minha filha tem 3 anos e ainda mama sofro muitas críticas porém não dou importância a nenhuma delas. Não é fácil mas estou satisfeita e amo amamentar tive momentos difíceis pq ela só queria peito mas consegui contornar a situação hoje ela só mama a tarde o dormir quando eu estou em casa e a noite antes de dormir.

  7. Raquel 3 meses atrás

    Amamentei até os 3 anos e só desmamei pq ela voltou acordar muitas vezes a noite pra mamar e estavamos dormindo mal por isso,e passavamos o dia cansadas. O desmame foi super difícil ela chorava que queria mamar pra sempre, entao nao consegui esperar o tempo dela rs Nao me arrependo de ter prolongado e nem de ter tirado aos 3 anos, acredito que cada mae deve decidir isso e ser respeitada e nunca julgada, infelizmente nao acontece.
    Sobre cárie eu duvido muito que seja do leite materno, ate os 2 anos minha filha não consumiu nenhum tipo de biscoito , ou qualquer industrializado, somente comidinha caseira e frutas e muito tete , nao tem carie , possui muita saude , será que foi sorte??? Ah e ate hoje com 4 anos ama comida e come legumes e verduras ate pura.

  8. Rudiglai 3 meses atrás

    Amamentei até dois meses atrás meu filhoque no próximo dia 10 faz 5 anos!!! O preço que se paga ébem alto, julgamentos, preconceito, piadinhas, críticas!! Mas consegui aguentar tudo isso, e o desmame foi como sonhado! Naturale sem traumas, cansativo, sim! Mas o prazer de ver o olhar seguroso filho supera tudo!!! Orgulho me define, sou uma sobrevivente da amamentação tardia e só acabou quando eu e meu filho decidimos encerrar!!!!

  9. Juliana Lemos Webering 4 meses atrás

    Amei … eu amamento o meu filhote de 2 anos e 7 meses e o meu filhotinho de 20 dias. Enquanto eles quiserem peito eu irei amamentar sempre.

  10. Tania 4 meses atrás

    Eu estou no mesmo dilema Nicolas está com 2 2anos e6 meses ainda mama no peito e está com cárie de mamadeira,a pediatra disse para desmamar tirar ele duma vez do peito
    Mas não consigo gosto de amamentar ele

  11. Aline Simon 4 meses atrás

    E quando a médica dentista relatada que a criança não escova os dentes durante a amamentação noturna durante a noite. E portanto tem cáries. É preciso tirar.

    Fui condenada minha filha tem 2 anos. E ainda estou amamentando em meio a uma guerra de olhares e julgamento.

    Beatriz não está pronta para desmamar . Embora o cansaço e a agonia muitas vezes que me provoca entre certo e errado.

    Por amor estou sozinha neste barco. Eu e meu esposo sem saber como opiniar tbm vamos juntos permitindo.

    Aumentamos a escovação. Ela está com cáries. Ginecologista pediu tbm já é tempo de ter desmamado. Mas acredito que sem traumas naturalmente essa fase irá passar.

    Ela não sabe dormir sem tete. Já tentamos. Causamos maior estresse. Não acredito como psicóloga ser essa a solução.

    • Carla 4 meses atrás

      Pesquisei bastante e cheguei a conclusão que leite materno não causam cáries…..

    • Debora 4 meses atrás

      Tente consultar uma dentista mais atualizada, pelo que li recentemente o leite materno não causa cáries, só a fórmula infantil, eu na sua posição também não desmamaria

    • Luiza 4 meses atrás

      E eu não acredito que leite materno dê cáries… Outros alimentos sim.

      • Raquel 3 meses atrás

        Amamentei até os 3 anos e só desmamei pq ela voltou acordar muitas vezes a noite pra mamar e estavamos dormindo mal por isso,e passavamos o dia cansadas. O desmame foi super difícil ela chorava que queria mamar pra sempre, entao nao consegui esperar o tempo dela rs Nao me arrependo de ter prolongado e nem de ter tirado aos 3 anos, acredito que cada mae deve decidir isso e ser respeitada e nunca julgada, infelizmente nao acontece.
        Sobre cárie eu duvido muito que seja do leite materno, ate os 2 anos minha filha não consumiu nenhum tipo de biscoito , ou qualquer industrializado, somente comidinha caseira e frutas e muito tete , nao tem carie , possui muita saude , será que foi sorte???

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

CONTATO

Para nós é importante saber como você está se sentindo com as informações que estamos compartilhando. Você pode mandar uma mensagem falando de que forma esse conteúdo lhe tocou.

Enviando

©2018 Instituto Aripe - pós Parto e Puerpério Desenvolvido por V12 Brasil Marketing Digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?