A gente sempre pensa no quanto um filho representa alegria e felicidade, uma dádiva…. Nem sempre é assim para todas as mulheres, mas mesmo quando esse bebê é tão desejado e aguardado, a maternidade ainda tem seus enfrentamentos e medos.

A maternidade muitas vezes é um lugar solitário.

Muita gente deixa de chamar a mulher recém mãe ou mãe em construção para sair. Muita gente se cansa dos papos sempre repetitivos sobre coisas do bebê. Mas ninguém se lembra do quanto aquilo tem ocupado espaço na vida daquela mulher e as vezes ela precisa falar sobre aquilo (pois na maior parte do tempo não tem ninguém pra ouvir) ou mesmo que ela só fala daquilo porque falta contextos diferentes na vida dela pra falar de outras coisas, já que as pessoas não falam mais com ela sobre outras coisas.

Vai fazer uma visita, sério!

Antes de perguntar sobre o bebê, pergunte sobre ela. Abre espaço pra ela te contar a real de como tem sido a gravidez e a maternidade, acolhendo os enfrentamentos que muitas vezes a gente nem imagina que existam. Chama ela pra fazer algo, se ofereça pra estar junto da forma que ela consegue (porque o cansaço pega mesmo, tanto físico como mentalmente). Faz companhia e mostra que ela é importante!

Gravidez e maternidade são períodos de mudança, transformações… As vezes a gente se perde no caminho. E precisamos de quem nos ama por perto pra gente poder se reencontrar!

PS: lembra que o normal são as pessoas da nossa sociedade sempre transparecerem que estão bem. Na nossa cultura não aprendemos como pedir ajuda, pelo medo de parecer os fracos, incapazes, etc… Pensa nisso!

 

Por Luciana Donadeli – psicóloga, doula e mãe em construção.

 

Tags:
1 Comentário
  1. Michele 8 meses atrás

    O texto é muito importante pra nos fazer pensar. Como mãe há uma semana eu me peguei bem assim…só agora parei pra refletir quanto a gente se sente fragilizada mentalmente, embora num mix de alegria e amor. Sim, uma visita, um “olá como vc está”?pode mudar um dia, trazer um sorriso, uma esperança. Bonito texto

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

CONTATO

Para nós é importante saber como você está se sentindo com as informações que estamos compartilhando. Você pode mandar uma mensagem falando de que forma esse conteúdo lhe tocou.

Enviando

©2018 Instituto Aripe - pós Parto e Puerpério Desenvolvido por V12 Brasil Marketing Digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?