Ayurveda como auxiliar para profissionais de saúde

orque você, profissional da saúde, se beneficia em conhecer um pouco sobre a Ayurveda?

E de que forma o equilíbrio físico e mental pode somar em um tratamento psicoterapêutico?

Meu nome é Maíra Duarte, sou terapeuta Ayurveda e hoje vou falar um pouco sobre a potência dos cuidados naturais como auxiliares em tratamentos psicoterapêuticos.

Quando a gente vai olhar para o processo emocional de uma pessoa; uma das coisas mais importantes da gente observar segundo a Ayurveda é como está o fluxo de energia vital, de Prana. E esse processo a gente observa pela respiração.

A respiração é uma troca com o mundo.

Se a gente consegue, auxiliar a pessoa por meio da respiração, a melhorar a troca dela com o mundo, isso é muito bom para o processo emocional.

O que a gente faz? A gente olha como está a respiração, que pode estar mais curta, com aquele padrão mais ansioso, mais rápida.

E como a gente faz para auxiliar ela a expandir? A melhorar a qualidade dessa troca?

Tem uma respiração, que é a respiração profunda. Ela é fácil de ensinar, é fácil de praticar e melhora muito a qualidade dessa troca.

E ela também traz uma qualidade de presença para pessoa, organiza o sistema nervoso dela e é simples.

É só a gente colocar a mão, aqui no baixo abdome, no baixo ventre e sentir quando a gente inspira: ele vai expandir e quando a gente expira: ele retorna.

Então fazer essa respiração longa; junto com a pessoa, inspirando e expirando já é um processo terapêutico super forte, e é algo simples que ela pode praticar em casa.

Por exemplo; quando a gente observa as crianças a gente vê que eles naturalmente fazem uma respiração abdominal. A gente vai esquecendo, a gente vai perdendo isso.

Então a gente auxiliar a pessoa a resgatar essa troca de qualidade com o mundo por meio da respiração; é um ótimo caminho para tratar dos processos emocionais dela.

Você está acompanhando a nossa série de vídeos?

Conta para gente o que está achando! Em breve estaremos de volta.

por Maíra Duarte, terapeuta ayurveda, doula e educadora perinatal.

Saiba mais em: https://profissionais.aripe.com.br/cuidados-naturais-familia/