Permanecer é escolha

No encontro com o outro…

No encontro com o outro, em uma relação afetiva, nos deparamos com aquilo que trazemos da família de origem e que é muito difícil abrir mão – valores, crenças, hábitos, dores, ausências, amor… Tudo o que compõe uma forma de conviver. Com-viver, eu escreveria, se pudesse, pois trata-se de escolher viver com alguém, sem abrir mão da própria identidade.

Essa é a grande batalha que cada pessoa carrega dentro de si, um conflito entre querer estar junto e querer que seja do seu jeito. Carregamos esse conflito para todas as nossas relações, incluindo a vida em casal. Para permanecer no relacionamento, é preciso escolher um novo jeito de viver, de com-viver. É preciso permitir-se experimentar ser diferente de quem se é na família de origem para que haja um encontro verdadeiro consigo mesmo. Assim, a vida a dois não será o lugar de compensar aquilo que falta (ou faltou), nem de repetir exatamente o que se recebeu.

Crescer significa abrir espaço para o novo.

Permanecer do seu jeito tende a ser mais confortável, a princípio, mas pode levá-lo a abrir mão da relação com o outro. Experimentar fazer diferente requer coragem, mas parece ser o único caminho para a transformação – e para o encontro genuíno.

Te convido a experimentar nas pequenas coisas – fale o que não falaria; demonstre o que sente, se normalmente guarda para si; diga não, se está habituado a dizer sim; ou diga sim, se é mais fácil para você dizer não. Experimente do seu jeito o que lhe cabe. Um passo de cada vez, guiando-se por seus sentimentos mais íntimos. Quando somos verdadeiros, convidamos o outro a ser também.

por Sel Bonassi, psicoterapeuta formada em psicologia pela Western Connecticut University em Connecticut, EUA, possui diversas especialidades na área psicoterapêutica. Ela conduz o Curso Espelho Meu Espelho seu, sobre Psicologia da Parentalidade.

A jornada terapêutica “Reconstruindo nosso Casamento” foi desenhada pelo Psicólogo e Best Seller Alexandre Coimbra Amaral para aqueles que estão em sofrimento por sucessivas crises no relacionamento conjugal e que buscam caminhos de reencontro.

A jornada está aberta para quem deseja participar como casal ou individualmente.

A participação não substitui a psicoterapia ou análise para casais, mas é um importante complemento no processo de lidar com a crise no relacionamento.

Saiba mais sobre esse curso online de terapia de casal em: https://aripe.com.br/reconstruindo-nosso-casamento/

O Instituto Aripe é uma plataforma de cursos online de psicologia para quem busca aperfeiçoamento profissional ou aprofundamento nos assuntos que abordamos. Somos o lugar de encontro de pessoas que acreditam na busca do conhecimento como forma de crescimento pessoal e potencialização da prática profissional. Através de um olhar sistêmico abordamos temas relativos a terapia de casal, teoria do apego, puerpério e parentalidade em nossos cursos.

Curso para casais em crise; terapia de casal; crise no casamento; terapia de casal; como lidar com a traição; terapia para casais; crise no relacionamento; análise para casais; psicoterapia para casais/casal