Abrindo as portas para o diálogo.
Cresci com essa crendice rondando nossas refeições e, ao longo da vida, fui descobrindo que a forma como uma pessoa passa o sal na mesa é o menor dos problemas dentre as causas de um briga. Dentre os casais então é certo que regrar a maneira de passar o sal não evitará discussões. Talvez, um aprendizado importante desta crença popular, é de que as culturas ocidentais, em sua maioria, nos levam a evitar as discussões, esquecendo-se que as discussões podem abrir as portas para o diálogo.
Você pode discordar disso já que muitas vezes as discussões acabam sendo um grande revirar de lixo, cicatrizes de uma história juntos jogadas na cara um do outro. E neste sentido muitas vezes a raiva é quem opera nesse revirar de ressentimentos e a discussão encerra o diálogo.
Mas por trás da raiva, o que resta? Quais sentimentos sobram neste relacionamento?
Para que a discussão transponha a raiva, a terapia de casal pode ajudar fazendo um convite para sonhar um futuro: onde vocês gostariam de estar em cinco anos se fosse possível construir um futuro em que o chão não é o lixo? Que chão é esse? De que ele é feito?
Quando o casal consegue esperançar, pode sentir que não é mais necessário ficar voltando ao passado para representar o tamanho da dor acumulada. A ferida pode ser cicatriz e então o casal pode discutir sobre o que precisa acontecer ou construir para que se habite esse futuro. Não é sobre romantizar as discussões, é sobre confrontar o futuro sonhado com a realidade presente e avaliar as ressonâncias do confronto.
Verificar o que a projeção traz de necessidades para o hoje, para o agora, amplia o olhar e traz outra perspectiva.
O futuro imaginado se torna balão de oxigênio para um casal que está brigando sobre o passado.
E isto traz energia e ferramentas para que seja possível respirar em meio a um relacionamento bélico, que não repousa o saleiro à mesa há um bom tempo.
por Renata Nacci, psicóloga e é aluna do Curso Fundamentos da Terapia de Casal do Instituto Aripe.
A jornada terapêutica “Reconstruindo nosso Casamento” foi desenhada pelo Psicólogo e Best Seller Alexandre Coimbra Amaral para aqueles que estão em sofrimento por sucessivas crises no relacionamento conjugal e que buscam caminhos de reencontro.
A jornada está aberta para quem deseja participar como casal ou individualmente. A participação não substitui a psicoterapia ou análise para casais, mas é um importante complemento no processo de lidar com a crise no relacionamento.
Saiba mais sobre esse curso online de terapia de casal em: https://aripe.com.br/reconstruindo-no…
O Instituto Aripe é uma plataforma de cursos online de psicologia para quem busca aperfeiçoamento profissional ou aprofundamento nos assuntos que abordamos. Somos o lugar de encontro de pessoas que acreditam na busca do conhecimento como forma de crescimento pessoal e potencialização da prática profissional. Através de um olhar sistêmico abordamos temas relativos a terapia de casal, teoria do apego, puerpério e parentalidade em nossos cursos.
Curso para casais em crise; terapia de casal; crise no casamento; terapia de casal; como lidar com a traição; terapia para casais; crise no relacionamento; análise para casais; psicoterapia para casais/casal