Conhecendo o Campo do Parto

Quando o assunto é assistência ao parto, o nosso olhar normalmente fica focado na técnica e em como a gente pode auxiliar com métodos não farmacológicos para alívio da dor,; mas existe um elemento muito precioso transitando por esse canal: que é o campo do parto.

Assistência ao Parto um olhar além

Quando o assunto é assistência ao parto, o nosso olhar normalmente fica focado na técnica e em como a gente pode auxiliar com métodos não farmacológicos para alívio da dor,; mas existe um elemento muito precioso transitando por esse canal: que é o campo do parto.

Função dos profissionais no campo

E como que nós profissionais podemos ocupar esse lugar de manter essa coesão desse campo?

É um tema que sempre me chamou atenção e eu procuro conversar com as doulas nos curso que facilito, porque para mim é o ponto principal do processo de atendimento ao parto!

Quando a equipe consegue sustentar esse campo; consegue fazer com que a coesão entre a frequência do casal, o que está acontecendo naquele parto e a dinâmica da equipe fique harmônica, a gente consegue sustentar um processo de saúde, de vitalidade nesse campo do parto.

Eu lembrei uma vez de um parto que acompanhei, que a gente estava assim em um expulsivo muito demorado, em um parto que já tinha 24 horas, e não nascia e aí já estavam se organizando para fazer uma cesárea. Eu nem estava sabendo que estavam se mobilizando para isso, mas me veio um impulso assim:

“Nossa Maíra, presta atenção, sai desse cansaço, se organiza, olha para esse campo e faz o que você puder”.

E então, eu levantei, olhei para mulher e comecei a cantar uma música, que me veio na hora, e aquela música fez todo sentido para aquela mulher, todo sentido para aquela criança que ia nascer, enfim, depois a gente encontrou várias conexões e “links”, e foi só eu cantar a música que a mulher que já estava naquele processo há horas, fez uma força e o bebê nasceu.

Então qual é a explicação para isso?

Por que uma música trouxe essa conexão com essa mulher e o processo aconteceu dessa forma fluida?

Porque havia sintonia com aquele casal, foi um elemento que trouxe conexão para aquele casal, para aquela mulher e trouxe potência; uma possibilidade dela encontrar a potência dela e manifestar naquele campo.

Então é um detalhe, né? Mas que faz toda a diferença!

A gente vai falar por aqui sobre outros temas relacionados a ferramentas de suporte para atendimento de casais no processo da preparação para gestação e para o parto.
Não perca!

por Maíra Pacheco Duarte, terapeuta Ayurveda, doula e educadora perinatal. Possui vasta experiência na área da saúde, onde atua desde 2001. Como doula, soma mais de 500 partos atendidos.

Saiba mais em https://profissionais.aripe.com.br/2aturma-gestacao-e-parto/