Provavelmente não é surpreendente que uma quantidade impressionante do desenvolvimento cerebral aconteça durante a gravidez. Afinal, uma parcela significava do desenvolvimento em geral está ocorrendo em seu pequeno embrião. Esse desenvolvimento é a base da inteligência do seu bebê para o resto de sua vida. Neste texto, discutiremos como o cérebro de seu bebê cresce durante a gravidez e o que você pode fazer para proteger e apoiar esse crescimento.

por Adam & Mila

O Cérebro Fetal

O desenvolvimento do cérebro pré-natal começa em pouco mais de duas semanas, com a formação da placa neural. A placa neural se curvará no tubo neural, que fechará e segmentará em quatro seções distintas. Nós os chamamos de prosencéfalo, mesencéfalo, rombencéfalo e medula espinhal. Eles são os antecessores do sistema nervoso maravilhosamente complexo do seu pequeno. Está tudo terminado por volta da 7ª semana de gravidez.

Com apenas seis semanas, seu filh@ começa a se mexer e isso é apenas o começo. Antes do início do segundo trimestre, o seu filh@ será capaz de sugar, engolir, “respirar”, alongar e até mesmo chupar o dedo!

A última parte do cérebro do seu bebê a amadurecer antes do nascimento é o córtex cerebral, que é a parte do cérebro que controla as ações voluntárias. Esta parte do cérebro ainda estará relativamente subdesenvolvida no nascimento, mas amadurece rapidamente nos primeiros anos da vida de seu filho.

O que você pode fazer para ajudar?

Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar no desenvolvimento do cérebro do seu bebê, mas é importante lembrar que, enquanto você estiver saudável, não é necessário mudançås drásticas para permitir que o cérebro do seu filho cresça normalmente. Como sempre, é importante consultar seu médico com perguntas sobre sua saúde e sobre a saúde do bebê e considerar cuidadosamente os conselhos deles.

O que evitar?

Você provavelmente já ouviu uma e outra vez para evitar drogas, fumo e álcool enquanto estiver grávida, mas há algumas outras coisas que você deve considerar cortar também.

Embora dizer para uma mãe grávida para não se estressar possa parecer pedir muito, o estresse pode ter efeitos negativos no desenvolvimento do seu bebê no útero. Além do mais, é uma boa desculpa para cuidar melhor de si durante este tempo e ter tempo para relaxar quando precisar.

Você provavelmente já ouviu falar que não come ovos e carnes cruas durante a gravidez. Isto é por causa do risco um tanto diminuto, mas real, de desenvolver salmonela e / ou listeriose. Ambas as doenças são bastante leves para um adulto forte e saudável, mas podem ser devastadoras para um feto em crescimento. Além disso, lavar bem os alimentos crus é particularmente importante durante a gravidez para evitar o consumo de pesticidas.

Doenças como o zika vírus podem interferir no desenvolvimento cerebral de um feto em crescimento. Tome precauções usando repelente ao viajar e durante os meses de verão. É uma boa ideia manter boas práticas de higiene para evitar outras doenças comuns.

Certos perigos e materiais no local de trabalho podem ser prejudiciais para o seu bebê em desenvolvimento. Pergunte ao seu médico se você está preocupado com coisas como materiais de limpeza, tintas ou se você trabalha em um laboratório, salão de beleza ou em outro lugar onde você manuseia materiais potencialmente perigosos.

Quaisquer medicamentos que você tomar de analgésicos, antidepressivos devem ser discutidos com o seu médico para determinar se eles são seguros.

Como você pode apoiar o desenvolvimento saudável do cérebro

A melhor maneira de manter sua criança em desenvolvimento saudável é manter-se saudável. Isso significa ter certeza de que você está bem nutrida e tomando os suplementos vitamínicos que forem necessários conforme avaliação médica. Quanto ao que comer durante a gravidez, comer uma grande variedade de frutas, vegetais e proteínas saudáveis ​​é suficiente. Certifique-se de manter suas consultas de pré-natal para que seu médico possa acompanhar sua saúde através de coisas como garantir que você está ganhando peso de forma adequada.

texto original em Inglês: https://www.adam-mila.com/brain-development-children-0-6-years/

Baixe o E-Book – Desenvolvimento Saudável da Criança 0-3

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

CONTATO

Para nós é importante saber como você está se sentindo com as informações que estamos compartilhando. Você pode mandar uma mensagem falando de que forma esse conteúdo lhe tocou.

Enviando

©2018 Instituto Aripe - pós Parto e Puerpério Desenvolvido por V12 Brasil Marketing Digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?