E se eu disser que a maternidade vai mudar a sua vida?

psicologia-puerpério-curso-online-especialização

Imagino que já tenha escutado isso alguma vez. Mas será que conseguiu perceber a dimensão dessa mudança? Ou será que está meio cética, considerando tudo um exagero e que com você será diferente?

Acredite.
A sua vida não somente vai virar de cabeça para baixo. Mas suas prioridades serão outras. Os seus desejos,vontades terão outro sentido. Você vai perceber que quando se trata de um(a) filh@, muita coisa está acima de você. E não será “apenas” o fato de não mais dormir como antes, comer, ir ao banheiro, namorar, sair com as amigas… se trata de algo mais profundo. Das mudanças que acontecem lá dentro, no seu mais íntimo.

Escute.
Com a maternidade aparecem frustações, crises existenciais, culpa e sentimentos inimagináveis. Você se dará conta das mais difíceis imperfeições, daquelas que escondia até de você mesma. E também irá se deparar com o seu lado mais forte. Irá se redescobrir e se reinventar. Viverá a maior ambivalência afetiva e descobrirá muitos momentos de dor, medo e superação. Sua vida afetiva se transforma, assim como sua vida profissional e social.

Sinta.
Quando o seu bebê estiver em seus braços, sinta. Sinta a respiração, coraçãozinho batendo e esse mini corpinho que se encaixa perfeitamente. Sinta todos os seus sentimentos.

Viva.
Intensamente a maternidade e dê sempre o seu melhor. Saiba que pode falhar e que o ideal, as vezes, é um lugar inatingível. Viva o contentamento e o processo de luto do que ficou para trás.

Seja.
A sua melhor versão materna. Mas lembre-se. Quando se tornar mãe, não deixará de ser filha, esposa, amiga, irmã, profissional e Mulher.
Seja intensamente o “Ser Mãe”, mas revisite os seus outros papéis e não os deixe apagar em sua vida. Eles são extremamentes necessários e podem apoiar a sua maternidade também.

Não permita se tornar sombra. Seja Borboleta e esteja em constante transformação.

Viva intensamente a maternidade e no momento adequado olhe para dentro de você e perceba tudo aquilo que foi e que é, diferente, mas ainda Mulher.

Texto: Thaís Miranda @maeconsciente para o Coletivo Laços do Puerpério @lacosdopuerperio .

Imagem:@spirtysol

O curso online “Psicologia do Puerpério” é para quem tem vontade de conhecer com profundidade, a psicologia perinatal, o processo emocional da mulher, do bebê, da díade formada entre a mãe e o seu filho, da família e das pessoas em torno da grande novidade que é o nascimento de um bebê.

Para profissionais que já trabalham com gestantes, parturientes e puérperas, estudantes das áreas de saúde; educação e ciências humanas, como formação complementar, já que é um tema quase nunca exposto nos cursos de graduação como conteúdo básico.

Saiba mais em: https://aripe.com.br/psicologia-puerperio/

O Instituto ARIPE é uma plataforma de cursos online de aperfeiçoamento e aprofundamento profissional de psicologia; cursos complementares e educação continuada a distância para psicólogas (EAD), psicanalistas, terapeutas individuais, psicoterapeutas, psicopedagogas e interessados pelos assuntos.