fbpx

Inscrições Encerradas!
Deixe seu nome na lista de espera abaixo que em breve faremos uma nova turma do curso.
Os que deixarem o nome na lista terão prioridade para se inscrever na próxima turma.
Seja bem vind@!

PARA QUEM É O CURSO

Estamos começando a chegar numa fase mais delicada e densa da pandemia do Corona Vírus, em que as mortes que pareciam ser números estão começando a se transformar em nomes. As pessoas, enlutadas, estão procurando apoio psicológico para lidarem com a morte de seus entes queridos, sobretudo com o vazio ritualístico que esta época impõe como alternativa de despedida dos mortos.

Mesmo para quem ainda não está vivendo mortes de pessoas conhecidas, há um luto coletivo instalado, e já em curso, sobre as diversas perdas da vida anterior à pandemia, que sabemos ser definitiva. Enlutar-se é a forma possível de elaborar estas perdas, para deixar algum espaço para renovar aspectos da rotina que precisam ser redesenhados: profissões, estrutura financeira, vida escolar, convivência familiar, relação com amigos através da virtualidade, novos hábitos de biossegurança para prevenir o contágio do vírus, etc.

Este curso está desenhado para complementar a formação clínica de psicólogas e psicólogos na atuação terapêutica de processos de perdas e lutos, de forma focada nas angústias específicas geradas pela pandemia e pela quarentena.

É uma oportunidade para o profissional expandir seu conhecimento nos temas relacionados às perdas humanas e suas formas de enfrentamento, que certamente estarão presentes nos conteúdos das sessões online que agora fazem parte da rotina da Psicologia.

O conteúdo que iremos tratar é direcionado exclusivamente a pessoas formadas ou estudantes em psicologia, pois ele instrumentaliza a(o) profissional a fazer intervenções específicas com pacientes que estejam vivendo uma situação de perda relevante, especialmente de um ente querido.

COMO SERÁ O CURSO

É um curso de extensão, breve, focado no apoio a profissionais de Psicologia para aumentarem seus recursos clínicos de atendimento aos lutos relacionados à pandemia do COVID-19 e ao isolamento social decorrente dela. 

Serão quatro aulas online e ao vivo, de uma hora e meia de duração cada.  Durante estes encontros, serão discutidos conceitos de intervenção terapêutica que possam acontecer online e adaptáveis às várias abordagens psicológicas e aos vários estilos terapêuticos dos participantes do curso. 

A dinâmica das aulas consiste na interseção entre conteúdos teóricos e as falas dos participantes. O curso é, desta forma, interativo, participativo e adaptado às necessidades dos contextos em que os participantes estiverem inseridos profissionalmente.

 

Temas a Serem Abordados Durante o Curso:

O Curso será distribuído em 4 módulos ao vivo com duração de 90 minutos

Caso você não possa participar das aulas ao vivo, elas ficarão gravadas para consulta posterior.

Cronograma das aulas ao vivo:


• 09/06 (terça) – 09:00hs – 10:30hs

• 11/06 (quinta) – 09:00hs – 10:30hs

• 13/06 (sábado) – 09:00hs – 10:30hs

• 16/06 (terça) – 09:00hs – 10:30hs

O FACILITADOR

Alexandre Coimbra Amaral

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela PUC do Chile Terapeuta de Casais, Famílias, Grupos e Comunidades. 

Psicólogo do Programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Colunista da Revista Crescer (Editora Globo) e do Portal Lunetas (www.lunetas.com.br).

Foi professor de Graduação e Pós-Graduação de vários cursos de Psicologia. Participou da implementação do projeto piloto do Programa de Saúde da Família no Chile (2001-2002).

Trabalhou anos como formador em Terapia Familiar, tendo fundado o Instituto Humanitas (centro formador de terapeutas nesta abordagem em Salvador) em 2004, hoje uma das instituições de referência no país no enfoque sistêmico.

Palestrante, em todo o país, sobre as temáticas mais diversas que abrangem o sofrimento humano e suas capacidades de resiliência: Nascimento e Morte, Transições da Vida Familiar, Cultura de Paz, Educação para a Não Violência, Resiliência, Crises no Casamento e na Família, Construção de Diálogos Colaborativos em Situações de Conflito.

Inscrições Encerradas!
Deixe seu nome na lista de espera abaixo que em breve faremos uma nova turma do curso.
Os que deixarem o nome na lista terão prioridade para se inscrever na próxima turma.
Seja bem vind@!

FAQ

Perguntas e Respostas

O curso será baseado nas Teorias de atendimento à morte, terminalidade, luto e emergências, Terapia Familiar Sistêmica e seus aportes com estudos sobre Morte na Família.

Sim, disponibilizaremos bibliografia sobre os conteúdos tratados durante o curso.

Você terá acesso as aulas gravadas por 12 meses após a data da compra.

Sim, haverá certificado de participação emitido automaticamente pela plataforma NUTROR.

Ao fazer sua inscrição você receberá acesso imediato ao curso caso seu pagamento seja feito por cartão de crédito. No caso de pagamento no boleto, existe um tempo de processamento de até 3 dias.

Os dados de login e senha serão enviados de forma automática no e-mail que você se cadastrou no curso. o remetente desse email é NUTROR.COM Essa é a plataforma que utilizamos. Favor checar o Lixo Eletrônico.

As aulas ao vivo serão pela plataforma ZOOM. Antes de cada encontro você receberá um e-mail com o link de acesso.

Caso você não receba ou tenha dificuldades de acesso é só entrar em contato com nosso suporte via Wahtsapp (34) 99918-8934.

Aripe Desenvolvimento Humano Ltda - CNPJ 26.443.146/0001­03