O Apego

Sabe o que quer dizer Teoria do Apego?

Sabe o que quer dizer Teoria do Apego?

Uma teoria que fala da nossa necessidade básica humana, de nos relacionarmos com as pessoas a nossa volta para através desse laço conseguirmos nos sentir mais seguros nessa aventura tão insegura que é a vida.

Funciona mais ou menos assim: diante de toda angústia é ligado dentro de nós um fenômeno que está desde o dia “zero” do nosso nascimento até o ultimo dia da nossa vida chamado comportamento de apego.

Eu me angustio e essa luzinha, angustiante, se ascende dentro de mim e eu vou buscar a proximidade de uma figura da minha vida; que eu escolho, que eu vou colocar nesse lugar daquela pessoa especial, de referência que vai me dar um abraço, um olhar, um cheiro, um peito com leite, uma mamadeira, uma palavra de afeto, um aconselhamento; qualquer coisa que essa pessoa faça por mim tenha o potencial de me tranquilizar nesse momento de angústia.

A várias figuras de Referência

Quando eu me aproximo dessa figura de referência pode ser que ela esteja indisponível naquele momento. É por isso que nós também temos a capacidade de pulverizar os nossos afetos. E escolher várias figuras de referência.

É por isso que quando crescemos, por exemplo; temos aquele amigo que é legal para tomar cerveja no boteco, aquele outro com quem nos confessamos, faz uma confidência mais íntima; tem aquela pessoa que vai ajudar com um assunto específico do trabalho com quem você se sente segura para dividir as suas angústias profissionais.

Tem aquela outra pessoa que vai ser uma espécie de conselheiro espiritual na sua vida, se você tiver uma vida espiritual.
Então, vamos espalhando as nossas necessidades de conquista de segurança emocional em momentos de angústia.
Essas são as figuras, que chamamos de figuras centrais de apego da vida das pessoas.

Eu tenho certeza que você, por exemplo, é figura central de apego não só de filhos, se assim você o tiver. Mas você pode pensar na sua história; quais foram as pessoas que cumpriram essa função na sua vida, e hoje você já adulta ou adulto com quais pessoas você sente que você cumpre esse papel de figura central de apego?

Essa é um pouco da aventura da vida que o Bowlby nos convida a viver na Teoria do Apego e que nós vamos estudar aqui no Instituto Aripe.

O Curso Teoria do Apego aqui do Instituto Aripe trata com muita profundidade deste e de outros temas relacionados a vastidão de dimensões que essa teoria abarca.

Por Alexandre Coimbra Amaral, Psicólogo, Mestre em Psicologia pela PUC do Chile Terapeuta de Casais, Famílias, Grupos e Comunidades.
Psicólogo do Programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Colunista da Revista Crescer (Editora Globo) e do Portal Lunetas (www.lunetas.com.br).