O Desenvolvimento da Linguagem no Segundo ano de Vida

Nós nascemos com os neurônios. Mas as sinapses são estabelecidas a partir do desenvolvimento motor, que acontece no primeiro ano de vida. Essas sinapses que foram criadas através da motricidade da criança. Elas são a estrutura que o cérebro precisa para a aprendizagem da linguagem e do desenvolvimento da fala, que acontece no segundo ano de vida.

Por isso, o ideal seria que a criança passasse por todo esse percurso, que é longo, com muitos detalhes, nessa jornada da relação dela mesma com seu próprio corpo e com o mundo. Até que ela conquiste a postura ereta.

A criança e seu lugar no mundo

Então por volta do primeiro ano, a criança adquire o seu lugar no mundo. É mais ou menos o mesmo período em que ela começa a desenvolver as primeiras palavras.

Tanto Emmi Pikler como Rudolf Steiner, falam da importância do desenvolvimento adequado do caminhar e do andar para o desenvolvimento da linguagem. Falam também que o andar precede a fala. Portanto, não são os excessos de estímulos sonoros que oferecemos para a criança, como joguinhos ou vídeos, que vão auxiliar verdadeiramente no desenvolvimento da fala. Mas sim a própria relação dela com o mundo através do próprio corpo.

E é claro, a forma como a gente fala com essa criança. Porque a criança aprende por imitação. Lá nos primeiros vídeos, falamos do vínculo e no vínculo falamos sobre o banho de palavras. Sobre a forma como as nossas palavras, a nossa voz toca a pele e o corpo da criança. E sobre como ela aprende pelos sentidos.

A estruturação da fala

E assim a criança já está tendo uma rede segura para a estruturação da fala, que vai vir no segundo ano de vida. Portanto, é importante nós falarmos e conversarmos com a criança. É importante que ela veja, presencialmente. Que ela sinta a nossa boca, o nosso corpo falando com ela. É diferente de uma boca que fala na tela ou de uma música que toca no rádio.

Por isso, então, um outro estímulo muito adequado é a gente cantar na presença da criança.

O canto, além de ser um acalento, mostra a nossa voz que envolve, a melodia que embala essa criança. E também é um estímulo sonoro muito rico para o aprendizado da linguagem. A maneira como falamos com essa criança vai estruturando a forma como ela vai aprender a falar, porque ela vai falar por imitação.

A língua-mãe e o estar na comunidade

Quando a criança aprende uma linguagem, quando ela começa a adquirir a sua língua mãe, ela começa a fazer parte nesse mundo de um grupo de pessoas. De uma nação que tem uma mesma língua mãe. Então, é um outro marco muito importante no desenvolvimento do ser humano. Ele aprendeu a andar, ficou de pé, conquistou seu lugar por sua própria vontade no mundo, foi o desenvolvimento da vontade.

Na aprendizagem da linguagem, a criança vai estar envolvida com o sentir. Na linguagem ela cria relações com essa nação, com esse lugar que fala essa língua mãe, que é a sua própria língua mãe.

Em breve conversaremos sobre o pensar. Como se dá o desenvolvimento do pensar no terceiro ano de vida, a partir do desenvolvimento motor e da linguagem.

O Instituto Aripe convida você a nos acompanhar nesse caminho.

Mariene Perobelli é mãe, atriz e trabalha com formação de professores e ela também é pesquisadora do desenvolvimento da criança. Ela está aqui no Instituto a Aripe, tecendo essa série o Desenvolvimento Saudável da Criança na Primeira Infância.

Assista também o vídeo anterior, O primeiro ano de vida e o aprendizado do Andar , a gente estudou um pouco sobre o desenvolvimento do andar, sobre a motricidade no primeiro ano e como a motricidade da criança vai estruturar as sinapses cerebrais.

Tags:

Baixe o E-Book – Desenvolvimento Saudável da Criança 0-3

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

CONTATO

Para nós é importante saber como você está se sentindo com as informações que estamos compartilhando. Você pode mandar uma mensagem falando de que forma esse conteúdo lhe tocou.

Enviando

©2018 Instituto Aripe - pós Parto e Puerpério Desenvolvido por V12 Brasil Marketing Digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?