O espelhamento – neurônios espelhos.

Você já percebeu que as crianças desde muito cedo tendem a imitar os pais? O jeito de andar, a forma de falar, o jeito de mexer as mãos, as expressões faciais. O que isso pode influenciar na comunicação entre pais/mães e filhos? Você já ouviu dizer que as crianças não escutam o que você fala e sim o que você sente? O que você sabe sobre os neurônios-espelhos?

Neurônios que espelham

Essa descoberta foi muito importante para a compreensão do impacto das emoções dos adultos nas crianças. Já percebeu que quando você não está bem, seus filhos se desestabilizam também?

Há muitos anos cientistas e filósofos que tentam explicar a tendência que temos de copiar comportamentos. De maneira que, recentemente no final da década de 90, descobriram que ao simplesmente olhar o movimento do outro, o mesmo grupo de neurônios são ativados, sem necessariamente eu viver tal experiência.

Quando eu era criança, costumava brincar como amiga em descobrir porque quando eu bocejava, ela você bocejava; esse é um clássico exemplo dos neurônios-espelho funcionando.

De maneira que é interessante notarmos que na maior parte o imitamos sem perceber!

Espelhamentos inconscientes

Você já se pegou fazendo algo igualzinho a sua mãe ou seu pai mesmo não gostando de tal comportamento? Pois isso é outra função importantíssima desses neurônios é sentir o que o outro sente!

Você já assistiu um filme e se emocionou como se aquela cena estivesse acontecendo com você? Ou já viu o time que você torce pontuar e celebrou como se você tivesse feito aquele ponto? Imagina o que acontece na convivência familiar, onde os comportamentos e dinâmicas tendem a se repetir durante anos e anos? Por isso, muitas vezes replicamos aquilo que recebemos sem parar para pensarmos, se faz sentido ou não.

Eu costumo dizer que a forma como educamos nossos filhos é uma reação ao que recebemos dos nossos pais.

Continue com a gente! Falaremos sobre outros temas relacionados a consciência emocional o modelo da relação familiar entre pais e filhos!

Saiba mais sobre o Curso Espelho Meu e Espelho Seu AQUI!

por Sel Bonassi, psicoterapeuta formada em psicologia pela Western Connecticut University em Connecticut, EUA, possui diversas especialidades na área psicoterapêutica.