por Tammy Câmara

A maternidade nos convida a fazer um grande mergulho para dentro de nós e para encontrar os nós que lá habitam.

Uns nós amorosos, uns nós mais apertados, uns nós que viram laços, nós que desatam, outros nós que entrelaçam.

Quando gestamos carregamos dentro de nós grandes desejos, expectativas, sonhos, segredos, medos, ansiedades e “compartilhamos”, na maioria das vezes, apenas, com aquele pequeno ser que mora dentro de nós.

É como se preparar para um primeiro encontro romântico, aquele que vamos cheias de expectativas, sonhos idealizações, não sabemos que roupa usar, se maquiamos ou não, o que falar, o que fazer.

Chega o momento do parto, o momento da passagem.

É a hora que o estômago enche de borboletas, o coração acelera, corpo treme, varias sensações acontecem dentro de nós, e ficamos até adormecidas.

Então o grande encontro acontece e muda tudo, onde o que estava dentro vem para fora e toma forma.

Chega o momento do beijo, o tão sonhado beijo, às vezes ele é imediato, às vezes interrompido, às vezes esperado.

Muitas vezes é no “beijo”, ou na sua ausência, que se inicia o pós parto e a vivência de fato da maternidade, o Puerpério. Esse no qual o significado é tão particular, que só entende o que aconteceu se olhar bem para dentro da onde tudo começou.

Essa expectativa com o primeiro encontro, faz com que muitas sintam falta da época que tudo morava apenas dentro de si, onde nada havia aflorado, nem descoberto. Fica o vazio que precisa ser preenchido com significações.

A maternidade é assim, um verdadeiro encontro com os sentimentos que moram dentro de nós e com os nó(s) que preferimos deixar ali guardadinho, porque não tinha porque mexer, vasculhar, encontrar.

Cada mulher, que se torna mãe, se depara com os nós dentro de si, cabe a ela decidir entre atar ou desatar, assimilar ou desdenhar, o importante é que você, mulher e mãe, compreenda que você nunca mais será a mesma depois desse encontro, ele te dá a chance de se conectar e reconectar com o que sempre morou dentro de você, você mesma

Tammy Câmara, psicóloga e aluna da Formação Dance Mãe e Bebê do Instituto Aripe

Baixe o E-Book – Desenvolvimento Saudável da Criança 0-3

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

CONTATO

Para nós é importante saber como você está se sentindo com as informações que estamos compartilhando. Você pode mandar uma mensagem falando de que forma esse conteúdo lhe tocou.

Enviando

©2018 Instituto Aripe - pós Parto e Puerpério Desenvolvido por V12 Brasil Marketing Digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?