A morte tem o hábito de expressar o tamanho esquecido dos nossos amores. Esquecemos de sua amplitude porque confundimos amor com rotina.
A rotina é a estrada pavimentada onde o amor se desenvolve, e o amor é o fundamento do humano.
Quando amamos, há um sentimento de importância, que desejamos que persista no tempo, e que encontre as nossas mais íntimas e inconfessáveis necessidades emocionais. Quando perdemos a pessoa amada, o vazio devasta estes preenchimentos da alma.
Ficamos desnutridos, ímpares, temerosos de viver sem aquela pessoa que tanto fazia a vida ganhar cor e sentido. O luto é esta convivência com a imparidade de um amor que se foi. E, nele, não há regras.
Se o amor é arteiro, o luto também o é.
Ambos são imprevisíveis, inegociáveis, domadores de sentimentos sobre os quais desejávamos ter maior controle. Somos atravessados pelo luto e ele nos demove de tudo. O luto é um convite a um soterramento inédito, em que a terra que nos cobre é o amor e a saudade.
Vale ficar ali, quietos, entendendo o que esta dor quer transmutar.
Não há outra opção, a não ser entender aos poucos este movimento tectônico que começa com chegada da morte, e avança na direção da permanência da saudade.
Quando o “para sempre” vira “nunca mais”, o corpo inteiro recebe a passagem da dor. E este corpo pode ser abraçado, cuidado, amado, amparado continuamente, porque é um movimento interno que ninguém pode viver no seu lugar.
Dar as mãos no luto é como dar as mãos no parto: o trabalho e a dor são do corpo de quem está fazendo a vida ou a morte acontecer derradeiramente.
por Alexandre Coimbra Amaral, psicólogo e um dos fundadores do Instituto Aripe e conduz juntamente com a psicóloga Daniela Leal a Jornada Terapêutica Reconstruindo Nosso Casamento.
A jornada terapêutica “Reconstruindo nosso Casamento” foi desenhada pelo Psicólogo e Best Seller Alexandre Coimbra Amaral para aqueles que estão em sofrimento por sucessivas crises no relacionamento conjugal e que buscam caminhos de reencontro.
A jornada está aberta para quem deseja participar como casal ou individualmente.
A participação não substitui a psicoterapia ou análise para casais, mas é um importante complemento no processo de lidar com a crise no relacionamento.
Saiba mais sobre esse curso online de terapia de casal em: https://aripe.com.br/reconstruindo-nosso-casamento/
O Instituto Aripe é uma plataforma de cursos online de psicologia para quem busca aperfeiçoamento profissional ou aprofundamento nos assuntos que abordamos. Somos o lugar de encontro de pessoas que acreditam na busca do conhecimento como forma de crescimento pessoal e potencialização da prática profissional. Através de um olhar sistêmico abordamos temas relativos a terapia de casal, teoria do apego, puerpério e parentalidade em nossos cursos.
Curso para casais em crise; terapia de casal; crise no casamento; terapia de casal; como lidar com a traição; terapia para casais; crise no relacionamento; análise para casais; psicoterapia para casais/casal