DEIXE AQUI SEU CONTATO PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE AS NOVAS TURMAS DO CURSO PSICOLOGIA DO PUERPÉRIO COM SUPERVISÃO PÚBLICA DE CASOS

loading...

Psicologia do Puerpério com Supervisão Pública de Casos

6x de R$ 420,00 - o valor pode ser pago no boleto ou no cartão

Quer pagar a vista com 10% de Desconto? Clique aqui

Psicologia do Puerpério com Supervisão Pública de Casos

O curso Psicologia do Puerpério com supervisão pública de casos é uma jornada de aprofundamento e especialização profissional no tema pós parto, puerpério e prática de atuação profissional na assistência perinatal.

Para psicólogas, psicanalistas, terapeutas, psicoterapeutas, psicopedagogas, médicas, enfermeiras, obstetrizes, doulas, fisioterapeutas e educadoras ou ainda para todos aqueles que já trabalham com gestantes, parturientes e puérperas e também para estudantes das áreas de saúde, educação e ciências humanas.

Psicologia do Puerpério com supervisão pública de casos é um curso livre de especialização que tem por objetivo transformar o conhecimento teórico em novas habilidades de assistência clínica, atuando como ferramenta de formação complementar em um tema quase nunca exposto nos cursos de graduação.

O curso trabalhará de forma ativa o desenvolvimento da escuta empática, assim como fomentará a compreensão de todos os processos psíquicos que as mulheres e as famílias vivem ao longo da gestação, parto e puerpério (pós-parto).

Nossa metodologia desafia as limitações do ensino online pois é pautada na co-criação do conteúdo, uma vez que a ordem e a ênfase dos temas se transformam a cada turma, de acordo com a necessidade dos indivíduos de cada grupo.

Como base estrutural do novo curso Psicologia do Puerpério com supervisão pública de casos, utilizaremos a prática já característica do Instituto Aripe, através da supervisão pública de casos, onde teremos exemplos vivenciais que farão a costura das atuações de todos os profissionais envolvidos.

Serão encontros ao vivo onde teremos a participação ativa dos estudantes, na análise e comentários de dilemas reais vividos na assistência.

Portanto, os alunos não somente assistem as aulas em uma posição passiva, mas são partes integrantes do sistema de aprendizagem.

O QUE É A SUPERVISÃO PÚBLICA DE CASOS DO CURSO PSICOLOGIA DO PUERPÉRIO?

A supervisão pública de caso é uma técnica de intervenção e uma poderosa ferramenta de ensino.
Em encontros ao vivo, realizados durante o curso, serão analisados casos clínicos reais atendidos e apresentados pelos próprios alunos inscritos no curso. Os casos serão comentados e discutidos pelo professor e os demais alunos, com o objetivo de ampliar a visão sobre o fenômeno psicossocial que se inscreve na vida da mulher, do bebê, do cônjuge e da família.
Essa troca possibilita a construção de múltiplas perspectivas e compreensão de novas formas de atender a esse público de puérperas de forma consciente sobre os fenômenos específicos desta fase da biografia da mulher.

O que você vai aprender?

Conhecimento Clínico

Aprofundar conhecimento clínico sobre os diversos funcionamentos conjugais, sua interface com dinâmicas familiares, as interseccionalidades com raça, classe e gênero.

ÉTICA

Conhecer as potências e as limitações de um atendimento a casais e compreender a ética específica deste trabalho.

CAMINHOS

Apresentar formas de intervir em casais em crise.

NOVA VERTENTE

Definir uma nova vertente do seu trabalho clínico, caso depois do curso você se interesse em aprofundar mais e seguir a sua formação nesta direção.

MELHORA NA ESCUTA CLÍNICA

Os relacionamentos amorosos costumam ser um dos temas mais demandados nas terapias individuais, em qualquer abordagem. Este curso capacita o terapeuta a um novo tipo de escuta, considerando o relacionamento como uma entidade à parte, que interfere na saúde mental dos dois cônjuges.

Conhecimento Clínico

Aprofundar o conhecimento sobre a experiência de transformação de identidade da mulher no puerpério com uma abrangência e uma dimensão provavelmente inéditas na biografia de cada mulher.

Caminhos

O curso oferece uma visão ampla sobre o fenômeno psicossocial que se inscreve na vida da mulher, do filho, do cônjuge e da família.

MELHORA NA ESCUTA CLÍNICA

Começar a atender este público de puérperas de forma consciente sobre os fenômenos específicos desta fase da vida da mulher, do bebê e da família.

Como É o curso Psicologia do Puerpério com supervisão pública de casos

O curso Psicologia do Puerpério com supervisão pública de casos, é ministrado por Alexandre Coimbra Amaral e uma equipe de profissionais com vasta experiência no tema e na prática de assistência ao puerpério e trará a ampliação da compreensão deste momento da história da mulher e da família que, até muito pouco tempo, era minimizado em seu impacto e em seus efeitos. O curso possui seis meses de duração, com encontros quinzenais, online e ao vivo. Fazemos questão que seja assim, porque acreditamos na construção coletiva dos saberes, e assim, cada história que você tiver na sua prática servirá de ilustração para os conceitos estudados. 

As aulas, além de ao vivo e gravadas para você assistir posteriormente, são interativas. Isto compõe uma metodologia de aula que vai muito além da mera exposição dos conteúdos. Os participantes são co-autores das aulas, porque suas interações compõem o fluxo da narrativa dos docentes, através de perguntas e comentários que são lidos e comentados a todo momento.

Assim, os encontros passam a ser uma experiência de comunidade de aprendizagem viva, que se organiza a partir da necessidade de cada um e de todo o grupo. Durante nossos encontros virtuais debateremos as situações mais comuns vividas pelos terapeutas de casais, fazendo do espaço virtual um lugar de encontro humano: com nossas identidades profissionais diversas, com os dilemas da assistência, com nosso desejo de nos capacitarmos melhor para atender àqueles que nos procuram.

Além das aulas ao vivo, que ficam gravadas caso você não possa participar, teremos uma comunidade virtual, onde trocaremos experiências sobre o conteúdo das aulas.

Temas Abordados no Curso Psicologia do Puerpério com supervisão pública de casos

O curso Psicologia do Puerpério com supervisão pública de casos acontecerá AO VIVO e quinzenalmente a partir de 31 de Agosto de 2021 durante o período de 6 meses (duas aulas por mês).

Caso você não possa participar das aulas ao vivo, elas ficarão gravadas por 12 meses para consulta posterior. Cronograma das aulas ao vivo:

Aula 1

31/08

Terça-feira

09:00hs – 11:00hs

Aula 2

14/09

Terça-feira

09:00hs – 11:00hs

Demais quinzenalmente - de Agosto/21 a Fevereiro/22

Sempre na Terça-feira

09:00hs – 11:00hs

O facilitador

alexandre-coimbra-amaral-curso-online-psicologia

Alexandre Coimbra Amaral

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela PUC do Chile Terapeuta de Casais, Famílias, Grupos e Comunidades.
Psicólogo do Programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Colunista da Revista Crescer (Editora Globo) e do Portal Lunetas (www.lunetas.com.br).
Foi professor de Graduação e Pós-Graduação de vários cursos de Psicologia. Participou da implementação do projeto piloto do Programa de Saúde da Família no Chile (2001-2002).
Trabalhou anos como formador em Terapia Familiar, tendo fundado o Instituto Humanitas (centro formador de terapeutas nesta abordagem em Salvador) em 2004, hoje uma das instituições de referência no país no enfoque sistêmico.
Palestrante, em todo o país, sobre as temáticas mais diversas que abrangem o sofrimento humano e suas capacidades de resiliência: Nascimento e Morte, Transições da Vida Familiar, Cultura de Paz, Educação para a Não Violência, Resiliência, Crises no Casamento e na Família, Construção de Diálogos Colaborativos em Situações de Conflito.

PROFISSIONAIS CONVIDADAS

patricia-piper-psicofarmacologia

Patrícia Piper Ehlke

Psiquiatra especialista em Psicologia clínica, atualmente se dedica ao estudo da Psicologia Analítica e à Antropologia. Foi professora titular de Psicofarmacologia e Psicopatologia do curso de Psicologia da FAE, atuando também na supervisão clínica dos graduandos em cursos de capacitação e extensão dentro da temática da Saúde Mental e da Obstetrícia. Desenvolve o Pré-natal Psicológico, cujo maior pilar é a gestação como espaço único potencializador de experiência existencial e auto-conhecimento.

instituto-aripe-daniela-leal-psicologia-puerperio

DANIELA LEAL

Psicóloga, terapeuta de casais, coordenadora de grupos terapêuticos com temáticas relacionadas à maternidade. Foi a fundadora do primeiro grupo terapêutico de apoio à gestação e ao parto natural de Salvador (BA), o Rodaviva, em 2012. Também coordenou o “Powerpério”, grupo de apoio ao puerpério da Lumos Cultural, em São Paulo (SP) por dois anos.​

fê-lopes-psicologa-letramento-racial

FE LOPES

Psicóloga com formação em Psicanálise com Crianças, aprimoramento em Psicologia aplicada à Nutrição e pós graduação em Psicanálise da Parentalidade e Perinatalidade. Atua em consultório particular atendendo em análise adultos e crianças. É consultora de amamentação e realiza orientação e atendimento para desmame gradual. É palestrante e professora em cursos de formação de doulas e atualmente é aluna do Curso Teórico- Vivencial de Psicologia e Relações Raciais do Instituto AMMA Psique e Negritude. Também é Membro do Departamento de Psicanálise com Crianças do  Instituto Sedes Sapientiae.

maira-duarte-doula-perinatalidade

MAÍRA DUARTE

Terapeuta Ayurveda, doula e educadora perinatal. Possui vasta experiência na área da saúde, onde atua desde 2001. Como doula, soma mais de 500 partos atendidos. É também mãe de Miguel, Benjamim e Luna, palestrante especialista e reconhecida por temas sensíveis e necessários e pouco abordados como “o campo do parto” e “cuidados naturais na gestação e no parto”. Em sua trajetória, possui grande experiência em palestras direcionadas e formações especificas para doulas e profissionais do cuidar. Em seu trabalho prioriza autonomia e transformação do casal enquanto protagonistas de sua própria jornadae acompanha gestantes e famílias, oferecendo informações de qualidade como respaldo físico, emocional, práticas de respiração e orientacões ayurvédicas em seus processos de gestar, parir e maternar.​

instituto-aripe-ana-zanesco-psicologia-puerperio

ANA CANDIDA ZANESCO

Terapeuta de Expressão Corporal, mãe da Serena e da Moana. Há mais de 14 anos pesquisa o corpo como meio de comunicação e a dança como via de expressão e conexão interior. Peregrinou por 14 países, onde praticou dança meditativa. Formada em Comunicação Social – Jornalismo, empreendeu um caminho de investigação do universo da comunicação corporal. Buscadora de si mesma. Empreendedora, idealizadora e fundadora do Instituto Ecotece e co-fundadora do Instituto Aripe. Criadora do método Dance Mãe e Bebê. Pesquisou e pesquisa intensamente através de cursos, formações, vivências e retiros: movimento autêntico, gestalt terapia, educação pela motricidade, coaching corporal, vínculos humanos, psicologia arquetípica, Mundus Imaginalis, alquimia, mitologia, sufismo, astrologia. Experimenta, primeiramente em si, a busca de conexão interior através dos movimentos do corpo.​

DEIXE AQUI SEU CONTATO PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE AS NOVAS TURMAS DO CURSO PSICOLOGIA DO PUERPÉRIO

loading...

6x de R$ 420,00 - o valor pode ser pago no boleto ou no cartão

Quer pagar a vista com 10% de Desconto? Clique aqui

SAIBA MAIS SOBRE A VISÃO DO ALEXANDRE SOBRE O TEMA

DEPOIMENTOS

Graziela: O Instituto Aripe está na frente no suporte além das aulas.

Geisa: Se aprofundar nesse tema que é tão difícil de achar na literatura.

Débora: O conteúdo fazia sentido na minha história.

Caroline: Eu tive um grande crescimento profissional.

Fernanda: Podemos sentir a conexão pelas aulas serem ao vivo.

Doise: O acolhimento que sentimos perante uma tela é incrível.

COntato

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o curso PSICOLOGIA DO PUERPÉRIO, entre em contato conosco por WHATSAPP (34) 99918-8934 [CLICAR AQUI PARA INICIAR CONVERSA] ou por e-mail suporte@aripe.com.br que iremos atender o quanto antes! Não deixamos mensagem sem resposta!

FAQ - Perguntas e respostas

Sim! Oferecemos para todos os alunos e ex-alunos do Instituto Aripe um desconto de 15%. 

O novo curso Psicologia do Puerpério com supervisão pública de casos oferecerá uma nova e diferente oportunidade de aprofundamento e especialização para todos os alunos inscritos, incluindo os alunos participantes das turmas anteriores.

 

Será dessa forma pois a metodologia do Instituto Aripe desafia as limitações do ensino online. Ela é pautada na co-criação do conteúdo. Nossos cursos se transforam a cada turma, de acordo com a necessidade dos indivíduos de cada grupo.

Com a inclusão da supervisão pública de casos no sistema de ensino, nossos alunos não somente assistirão as aulas e aos atendimentos em uma posição passiva, mas farão parte integrante do sistema terapêutico e do sistema de aprendizagem.

Para alunos das turmas anteriores, oferecemos um desconto de 60% para inscrição no novo curso Psicologia do Puerpério com supervisão pública de casos. Basta entrar em contato com o nosso suporte através do e-mail ou whatsapp para solicitar o cupom de desconto.

Você terá acesso as aulas gravadas por 12 meses após a data da compra.

Sim, disponibilizaremos bibliografia sobre os conteúdos tratados durante o curso.

Sim, haverá certificado de participação emitido automaticamente pela plataforma LEADLOVERS.

Ao fazer sua inscrição você receberá acesso imediato ao curso caso seu pagamento seja feito por cartão de crédito. No caso de pagamento no boleto, existe um tempo de processamento de até 3 dias. Os dados de login e senha serão enviados de forma automática no e-mail que você se cadastrou no curso. Favor checar o Lixo Eletrônico. As aulas ao vivo serão pela plataforma ZOOM. Antes de cada encontro você receberá um e-mail com o link de acesso. Caso você não receba ou tenha dificuldades de acesso é só entrar em contato com nosso suporte via Whatsapp (34) 99918-8934.

Você tem até 30 dias da data da compra para solicitar reembolso integral caso sinta que o curso não é para você. Após esse período, nos reservamos ao direito não devolver os valores pagos.

Datas sujeitas a alteração.

O Instituto Aripe reserva-se ao direito da não realização dos cursos caso não ocorra quórum mínimo necessário, no prazo de 48h antes da sua realização.

Disponibilidade de novas datas e cursos, conforme formação de turma(s), por demanda dos participantes.

A escolha por permanecer na turma em nova data, ou solicitar o reembolso integral estará a critério do aluno.