Psicologia
do
Puerpério
“Psicologia do Puerpério com Supervisão Clínica de Casos” é um curso livre de aprofundamento e especialização para profissionais que atuam na assistência perinatal e pessoas que se interessam pelo tema puerpério (pós-parto).
O curso trará ferramentas potentes para o aprimoramento da sua prática profissional.
“O curso Psicologia do Puerpério, é um marco do Instituto Aripe, foi através dele que iniciamos a nossa trajetória, trazendo conhecimento para aquelas e aqueles que buscavam uma formação complementar, sobre o fenômeno psicossocial que é o Puerpério. Um curso que desde a sua primeira edição, ocupou-se de aprofundar o conhecimento sobre a experiência de transformação de identidade da mulher no puerpério com uma abrangência e uma dimensão provavelmente inéditas. Eu digo isso enquanto profissional da psicologia e enquanto parceiro de tantos outros profissionais que dividem diariamente comigo essa necessidade de entendimento e compreensão desse fenômeno.”
Alexandre Coimbra Amaral
O curso Psicologia do Puerpério utiliza a prática da supervisão pública de casos, com a participação ativa dos estudantes.
A supervisão pública de caso é uma técnica de intervenção e uma poderosa ferramenta de ensino.
Em encontros ao vivo, realizados durante o curso, serão analisados casos clínicos reais atendidos e apresentados pelos próprios alunos inscritos no curso. Os casos serão comentados e discutidos pelo professor e os demais alunos, com o objetivo de ampliar a visão sobre o fenômeno psicossocial que se inscreve na vida da mulher, do bebê, do cônjuge e da família.
Essa troca possibilita a construção de múltiplas perspectivas e compreensão de novas formas de atender a esse público de puérperas de forma consciente sobre os fenômenos específicos desta fase da biografia da mulher.
• curso online e ao vivo
O curso será ao vivo em aulas virtuais participativas, em que os alunos conversam com o professor a todo momento, esclarecendo dúvidas, trazendo histórias que ilustrem conceitos, abrindo novas frentes de discussão.
• aulas gravadas
Caso você não possa participar ao vivo das aulas, elas ficarão gravadas para consulta posterior e estarão disponíveis em nossa plataforma por 12 meses após a data de inscrição.
• base estrutural do curso
Utilizaremos a prática já característica do Instituto Aripe, através da supervisão clínica de casos, onde teremos exemplos vivenciais que darão a costura das atuações de todos os profissionais envolvidos.
*Primeiro lote somente até o dia 03 de março - APROVEITE!
Demais quinzenalmente – Maio a Agosto
*Datas sujeitas a alteração (no prazo de 48 horas antes de sua realização).
✓ Conhecimento clínico: Aprofundar conhecimento clínico sobre os diversos processos psíquicos que as mulheres e as famílias vivem ao longo da gestação, parto e puerpério (pós-parto) e conhecer a experiência de transformação de identidade da mulher no puerpério com uma abrangência provavelmente inéditas na biografia de cada mulher.
✓ Escuta empática: Conhecer e desenvolver de forma ativa as potências de uma escuta respeitosa que considere os três componentes da empatia: afetivo, cognitivo e regulador de emoções.
✓ Caminhos: Apresentar formas de intervir na assistência perinatal.
✓ Nova vertente: Definir uma nova vertente do seu trabalho clínico, caso depois do curso você se interesse em aprofundar mais e seguir a sua formação nesta direção.
✓ O pensamento sistêmico: epistemologia do trabalho clínico com puérperas.
✓ O puerpério: o que é, como se estrutura, o que promove no psiquismo da mulher, do seu encontro com o bebê, com o casamento e a família.
✓ A maternidade como construção social: como a forma com que lidamos com as mães pode ampliar o nível de opressão, culpa e sentimentos de desamparo.
✓Intervenções possíveis no puerpério: individual, com o bebê, no casal e na família.
✓Amamentação e desmame: um olhar desconstrutivo, não fundamentalista e possível em diferentes camadas da população brasileira (com Fe Lopes).
✓Atendimento à mulher negra no puerpério (com Fe Lopes).
✓ Aspectos psicopatológicos do puerpério (com Patrícia Piper).
✓ Base neurofisiológica do puerpério (com Patrícia Piper).
✓A formação de grupos de apoio: como produzir um, os cuidados para a sua facilitação, as armadilhas do processo e os bons efeitos que eles podem produzir (com Daniela Leal).
✓ Cuidados naturais no puerpério (com Maíra Duarte).
✓ Dança terapêutica no puerpério (com Ana Cândida Zanesco).
Psicólogo, Mestre em Psicologia pela PUC do Chile. Terapeuta de Casais, Famílias, Grupos e Comunidades. Foi psicólogo do Programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo durante quatro anos. Consultor de Saúde Mental em Empresas de todo o país. Escritor best seller, autor de "Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise", "A Exaustão no topo da montanha" (um livro que tem dialogado muito com as questões da saúde mental nas empresas), e "De mãos dadas", sobre luto, em coautoria com Cláudio Thebas. Colunista do Jornal Valor Econômico e da Revista Crescer (ambos das Organizações Globo) e do Portal Lunetas, do Instituto Alana (www.lunetas.com.br). Foi professor de Graduação e Pós-Graduação de cursos de Psicologia. Participou da implementação do projeto piloto do Programa de Saúde da Família no Chile (2001-2002). Trabalhou anos como formador em Terapia Familiar, tendo fundado o Instituto Humanitas (centro formador de terapeutas nesta abordagem em Salvador) em 2004, hoje uma das instituições de referência no país no enfoque sistêmico. Palestrante, em todo o país, sobre as temáticas mais diversas que abrangem o sofrimento humano e suas capacidades de resiliência: Nascimento e Morte, Transições da Vida Familiar, Cultura de Paz, Educação para a Não Violência, Resiliência, Crises no Casamento e na Família, Construção de Diálogos Colaborativos em Situações de Conflito.
Psiquiatra especialista em Psicologia clínica, atualmente se dedica ao estudo da Psicologia Analítica e à Antropologia. Foi professora titular de Psicofarmacologia e Psicopatologia do curso de Psicologia da FAE, atuando também na supervisão clínica dos graduandos em cursos de capacitação e extensão dentro da temática da Saúde Mental e da Obstetrícia. Desenvolve o Pré-natal Psicológico, cujo maior pilar é a gestação como espaço único potencializador de experiência existencial e auto-conhecimento.
Psicóloga, terapeuta de casais, coordenadora de grupos terapêuticos com temáticas relacionadas à maternidade. Foi a fundadora do primeiro grupo terapêutico de apoio à gestação e ao parto natural de Salvador (BA), o Rodaviva, em 2012. Também coordenou o “Powerpério”, grupo de apoio ao puerpério da Lumos Cultural, em São Paulo (SP) por dois anos.
Psicóloga clínica, psicanalista, palestrante, podcaster e escritora. Formada pela PUC-SP/2005. Especialista em Psicanálise da Parentalidade e da Perinatalidade, pelo Instituto Gerar; Psicologia e Relações Etnico Raciais no Instituto Amma Psique e Negritude; Psicanálise da Criança pelo Sedes Sapientiae e em Psicologia Aplicada à Nutrição pela Unifesp. Atende adultos e crianças e leciona em cursos ligados a perinatalidade, psicologia e relações raciais. Conduz palestras em empresas e escolas sobre cuidado e desenvolvimento infanto juvenil, trabalhando temas como escuta ativa, autonomia, educação, diversidade, inclusão e questões raciais. Uma das idealizadoras da I Semana de Apoio à Amamentação Negra, projeto construído em parceria da pediatra Tiacuã Fazendeiro (@amamentacaonegra no instagram). Apresentadora do Podcast Psy(co), sobre psicologia e cultura pop, junto da psicóloga Damiana Angrimani.
Terapeuta Ayurveda, doula e educadora perinatal. Possui vasta experiência na área da saúde, onde atua desde 2001. Como doula, soma mais de 600 partos atendidos. É também mãe de Miguel, Benjamim e Luna, palestrante especialista e reconhecida por temas sensíveis e necessários e pouco abordados como “o campo do parto” e “cuidados naturais na gestação e no parto”. Ministra palestras direcionadas e formações especificas para doulas e profissionais do cuidar. Em seu trabalho prioriza autonomia e transformação do casal enquanto protagonistas de sua própria jornada. Acompanha gestantes e famílias, oferecendo informações de qualidade como respaldo físico, emocional, práticas de respiração e orientacões ayurvédicas em seus processos de gestar, parir e maternar.
Terapeuta de Expressão Corporal, mãe da Serena e da Moana. Há mais de 14 anos pesquisa o corpo como meio de comunicação e a dança como via de expressão e conexão interior. Peregrinou por 14 países, onde praticou dança meditativa. Formada em Comunicação Social – Jornalismo, empreendeu um caminho de investigação do universo da comunicação corporal. Buscadora de si mesma. Empreendedora, idealizadora e fundadora do Instituto Ecotece e co-fundadora do Instituto Aripe. Criadora do método Dance Mãe e Bebê. Pesquisou e pesquisa intensamente através de cursos, formações, vivências e retiros: movimento autêntico, gestalt terapia, educação pela motricidade, coaching corporal, vínculos humanos, psicologia arquetípica, Mundus Imaginalis, alquimia, mitologia, sufismo, astrologia. Experimenta, primeiramente em si, a busca de conexão interior através dos movimentos do corpo.
Graziela: O Instituto Aripe está na frente no suporte além das aulas.
Geisa: Se aprofundar nesse tema que é tão difícil de achar na literatura.
Débora: O conteúdo fazia sentido na minha história.
Caroline: Eu tive um grande crescimento profissional.
Fernanda: Podemos sentir a conexão pelas aulas serem ao vivo.
Doise: O acolhimento que sentimos perante uma tela é incrível.
Linguagem próxima
Falamos todos os sotaques. Legitimando todos os lugares porque consideramos justas, legítimas e belas, necessárias de serem vistas e escutadas e sentidas, todas as formas de existência.
Experiência única
No ARIPE a experiência é maior do que o curso.
As salas não são feitas para grupos de estranhos. E sim para grupos de parceiros em potencial. A gente faz chegar perto. A gente escuta histórias. Contextos. E é a partir dessa proximidade que o conhecimento acontece.
Conceitos vivos
Conceitos são ressignificados quando eles cabem em gentes de qualquer lugar do Brasil e do mundo.
Mas cada um trazendo para a sua vida, e para a sua realidade os conceitos que a gente discute aqui no Aripe.
Construção coletiva
As aulas no ARIPE ocorrem com todos conectados de verdade. Interagindo. Dividindo.
Contando histórias… Aquelas que precisam e merecem ser compartilhadas. É mais bonito assim.
O Instituto Aripe é um agente de transformação que sente e vive essa transformação em sua essência, muito além de uma premissa ou de um desejo de ser.
Talvez você nos conheça exatamente por isso, ou talvez você já tenha vivido alguma transformação de mãos dados com a gente.
Somos sim uma plataforma de cursos online para profissionais, em assuntos relativos a Casais, Famílias e Vínculos Humanos.
Mas somos também e principalmente, um lugar de encontro de pessoas que acreditam na busca do conhecimento como forma de crescimento pessoal e potencialização da prática profissional.
O Aripe é único em sua capacidade de traduzir o conceito de construção coletiva em realidade.
Se você ainda não conhece o Instituto Aripe, convido você a fazer parte dessa roda de crescimento plural e coletivo.
COntato
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o curso PSICOLOGIA DO PUERPÉRIO COM SUPERVISÃO CLÍNICA DE CASOS, entre em contato conosco por WHATSAPP (11)94319-4377 [CLICAR AQUI PARA INICIAR CONVERSA] ou por e-mail suporte@aripe.com.br que iremos atender o quanto antes! Não deixamos mensagem sem resposta!
FAQ - Perguntas e respostas