fbpx

A EXPERIÊNCIA DO PUERPÉRIO

Receber um filho é uma experiência que transforma a vida de uma mulher. E não é somente o custo emocional do aprendizado sobre o cuidado com o bebê. Ter um filho é alterar completamente a sua visão de mundo, elaborar lutos sobre a identidade prévia à maternidade, assumir lugares de protagonismo e tomada de decisão que certamente impactarão não somente o filho, mas todo o sistema familiar. Um filho altera o funcionamento da família inteira, todos se convertem em novas pessoas com novas funções e (des)importâncias.

Esse é um tema oculto em nossa cultura, que não dá espaço para que a mãe sinta algo além de alegria e comoção pela chegada do filho. Mas ela sente mais, muito mais.

E estes sentimentos “proibidos” geram culpa, frustração, julgamento externo, crises conjugais, com os familiares, problemas de auto-imagem, de vinculação com o filho, etc.

Em situações mais agudas, o contexto puerperal pode ser terreno fértil para a eclosão de depressão, e não somente no puerpério imediato.

COMO SERÁ O CURSO

O curso Psicologia do Puerpério , com Alexandre Coimbra Amaral, oferece uma visão ampla sobre o fenômeno psicossocial que se inscreve na vida da mulher, do filho, do cônjuge e da família. Em seis encontros online e ao vivo, uma equipe de quatro profissionais com vasta experiência no tema e na prática de assistência ao puerpério trarão a ampliação da compreensão deste momento da história da mulher e da família que, até muito pouco tempo, era minimizado em seu impacto e em seus efeitos.

As aulas serão ao vivo, interativas, compondo uma metodologia de aula que vai muito além da mera exposição dos conteúdos. Os participantes são co-autores das aulas, porque suas interações compõem o fluxo da narrativa dos docentes, através de perguntas e comentários que são lidos e comentados a todo momento. 

Assim, os encontros passam a ser uma experiência de comunidade de aprendizagem viva, que se organiza a partir da necessidade de cada um e de todo o grupo. Durante nossos encontros virtuais debateremos as situações mais comuns vividas pelas mulheres puérperas, os bebês e todo o seu entorno, fazendo do espaço virtual um lugar de encontro humano: com nossas identidades profissionais diversas, com os dilemas da assistência, com nosso desejo de nos capacitarmos melhor para atender àquelas que nos procuram.

Além das aulas ao vivo, que ficam gravadas caso você não possa participar, teremos uma comunidade virtual, onde trocaremos experiências sobre o conteúdo das aulas.

PARA QUEM É

O curso é para profissionais com interesse de conhecer, em profundidade, o processo emocional da mulher, do bebê, da díade formada entre a mãe e o seu filho, da família e das pessoas em torno da grande novidade que chega à família.

Não se trata somente de adaptação ao novo. Tornar-se mãe é atravessar uma experiência de transformação de identidade com uma abrangência e uma dimensão provavelmente inéditas na sua história.

– Profissionais que já trabalham com gestantes, parturientes e puérperas: doulas, psicólogas, médicas, enfermeiras obstetras, fisioterapeutas, nutrólogas, nutricionistas, assistentes sociais, educadoras de toda sorte;

– Para aquelas profissionais que querem se atualizar sobre este público de puérperas, que quer começar a atender ou que já atendeu, ainda que de forma menos consciente sobre os fenômenos específicos desta fase da vida da mulher, do bebê e da família;

– Para estudantes das áreas de saúde, educação e ciências humanas, como formação complementar, já que é um tema quase nunca exposto nos cursos de graduação como conteúdo básico.

 

Temas a Serem Abordados Durante o Curso:

O Curso será distribuído em 6 módulos ao vivo com duração de 120 minutos

Caso você não possa participar das aulas ao vivo, elas ficarão gravadas por 12 meses para consulta posterior.

FACILITADORES

Alexandre Coimbra Amaral

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela PUC do Chile Terapeuta de Casais, Famílias, Grupos e Comunidades. 

Psicólogo do Programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Colunista da Revista Crescer (Editora Globo) e do Portal Lunetas (www.lunetas.com.br).

Foi professor de graduação e pós-graduação de vários cursos de Psicologia. Participou da implementação do projeto piloto do Programa de Saúde da Família no Chile (2001-2002).

Trabalhou anos como formador em Terapia Familiar, tendo fundado o Instituto Humanitas (centro formador de terapeutas nesta abordagem em Salvador) em 2004, hoje uma das instituições de referência no país no enfoque sistêmico.

Palestrante, em todo o país, sobre as temáticas mais diversas que abrangem o sofrimento humano e suas capacidades de resiliência: Nascimento e Morte, Transições da Vida Familiar, Cultura de Paz, Educação para a Não Violência, Resiliência, Crises no Casamento e na Família, Construção de Diálogos Colaborativos em Situações de Conflito.

Daniela Leal

Psicóloga, terapeuta de casais, coordenadora de grupos terapêuticos com temáticas relacionadas à maternidade

Foi a fundadora do primeiro grupo terapêutico de apoio à gestação e ao parto natural de Salvador (BA), o Rodaviva, em 2012. 

Também coordenou o “Powerpério”, grupo de apoio ao puerpério da Lumos Cultural, em São Paulo (SP) por dois anos.

Fernanda Lopes

Psicóloga (PUC/SP), com formação em Psicanálise com Crianças (Instituto Sedes Sapientiae), aprimoramento em Psicologia aplicada à Nutrição (Unifesp  e pós graduação em Psicanálise da Parentalidade e Perinatalidade (Instituto Gerar). 

Atua em consultório particular atendendo em análise adultos e crianças. É consultora de amamentação e realiza orientação e atendimento para desmame gradual. É palestrante e professora em cursos de formação de doulas (Coletivo Gesta RJ e Doulas de Adoção SP).

Atualmente é aluna do Curso Teórico- Vivencial de Psicologia e Relações Raciais do Instituto AMMA Psique e Negritude.

Também é Membro do Departamento de Psicanálise com Crianças do  Instituto Sedes Sapientiae.

Maíra Duarte

Terapeuta Ayurveda, doula e educadora perinatal. Possui vasta experiência na área da saúde, onde atua desde 2001. Como doula, soma mais de 500 partos atendidos.

É também mãe de Miguel, Benjamim e Luna, palestrante especialista e reconhecida por temas sensíveis e necessários e pouco abordados como “o campo do parto” e “cuidados naturais na gestação e no parto”.

Em sua trajetória, possui grande experiência em palestras direcionadas e formações especificas para doulas e profissionais do cuidar.

Em seu trabalho prioriza autonomia e transformação do casal enquanto protagonistas de sua própria jornada e acompanha gestantes e famílias, oferecendo informações de qualidade como respaldo físico, emocional, práticas de respiração e orientacões ayurvédicas em seus processos de gestar, parir e maternar.

Patrícia Piper Ehlke

Médica formada pela FEPAR, 2009 (CRMPR: 27.064), concluiu residência em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Paraná (2011) e obteve o Título de Psiquiatra pela Associação Médica Brasileira em 2012 (RQE: 17513).

É especialista em Psicologia clínica – abordagem psicanalítica pela PUC-PR e atualmente se dedica ao estudo da Psicologia Analítica e à Antropologia. Foi professora titular de Psicofarmacologia e Psicopatologia do curso de Psicologia da FAE – Associação de Ensino Bom Jesus nos anos de 2013 a 2016, atuando também na supervisão clínica dos graduandos e em cursos de capacitação e extensão dentro da temática da Saúde Mental e da Obstetrícia.

Desenvolve o Pré-natal Psicológico, cujo maior pilar é a gestação como espaço único potencializador de experiência existencial e auto-conhecimento. Ainda, atua eventualmente como doula de pacientes e amigas e realiza o acompanhamento puerperal. É mãe de duas crianças nascidas de parto domiciliar planejado e se considera uma ativista do parto humanizado para todas.

VALOR DO INVESTIMENTO

Valor do Curso = R$ 695,00 → Esse valor pode ser pago no boleto à vista , no cartão em 1x sem juros ou em até 12x com juros

DEPOIMENTOS

Fernanda: Podemos sentir a conexão pelas aulas serem ao vivo.

Doise: O acolhimento que sentimos perante uma tela é incrível.

Graziela: O Instituto Aripe está na frente no suporte além das aulas.

Geisa: A gente se aprofundou nesse tema que é tão difícil de encontrar literatura sobre.

Débora: O conteúdo fazia sentido na minha história. Dava vontade de assistir a próxima aula.

Caroline: Eu tive um crescimento pessoal e profissional muito grande. Recomendo.

FAQ

Perguntas e Respostas

Sim! Oferecemos para todos os alunos e ex-alunos do Instituto Aripe um desconto de 15%.

Para ter acesso a essa condição especial, basta colocar o cupom ARIPE15DESC na hora de fazer o pagamento.

ATENÇÃO: Por gentileza se inscrever com o MESMO E-MAIL que você se inscreveu nos outros curso do Instituto Aripe, para que possamos validar a inscrição nessa condição especial.

 

 

Sim, disponibilizaremos bibliografia sobre os conteúdos tratados durante o curso.

Você terá acesso as aulas gravadas por 12 meses após a data da compra.

Sim, haverá certificado de participação emitido automaticamente pela plataforma NUTROR.

Ao fazer sua inscrição você receberá acesso imediato ao curso caso seu pagamento seja feito por cartão de crédito. No caso de pagamento no boleto, existe um tempo de processamento de até 3 dias.

Os dados de login e senha serão enviados de forma automática no e-mail que você se cadastrou no curso. o remetente desse email é NUTROR.COM Essa é a plataforma que utilizamos. Favor checar o Lixo Eletrônico.

As aulas ao vivo serão pela plataforma ZOOM. Antes de cada encontro você receberá um e-mail com o link de acesso.

Caso você não receba ou tenha dificuldades de acesso é só entrar em contato com nosso suporte via Whatsapp (34) 99918-8934.

Você tem até 30 dias da data da compra para solicitar reembolso integral caso sinta que o curso não é para você. Após esse período, nos reservamos ao direito não devolver os valores pagos.
Isso se aplica tanto ao curso online quanto ao presencial.

Caso por qualquer motivo você não possa comparecer ao evento presencial, você pode ceder a sua vaga para outro participante ou participar na próxima turma.

Aripe Desenvolvimento Humano Ltda - CNPJ 26.443.146/0001­03