O que melhora em nós quando compreendemos o puerpério

A que serve todo mergulho do puerpério e a quem serve? Essa transformação profunda da alma feminina serve também para quem está do lado ou apenas por perto?

Essa transformação profunda da alma feminina serve também para quem está ao lado, para quem está por perto?

A resposta é sim!

Todas as pessoas que estão em volta de uma puérpera se alimentam desse fluxo consciente que essa mulher vai oferecendo pra todo o entorno. Ela oferta todas as suas emoções humanas expressas nesse momento, que não é apenas a beleza e a alegria de receber o filho em seus braços, e isso serve para cada um que estiver por perto se rever e se revisitar em sua humanidade.

A MULHER

Quem está por perto dessa mulher encontra essa oportunidade quando se dispõe a servir a esse momento, dando a ela, por exemplo, um espaço de visibilidade que ela perdeu desde que sua majestade, o bebê, apareceu. E quando a gente se oferece pra servi-la, a gente se conecta e se incomoda com essas emoções… Muitas vezes vamos dizer pra ela: “Não fique assim, olha que ótimo que você tem seu filho aqui nos seus braços”… Esses são movimentos defensivos pra não ser contaminado por essas emoções, mas elas servem pra nós.

A vida também é feita desses momentos. Todo mundo fica um pouco exposto no puerpério e podemos nos propor um exercício de revisão para conversar com a mulher do quanto esse momento está transformando a forma dela ver a vida.

Pode ser que você aceite se revisitar e isso gere empatia entre você e a puérpera… Quanto mais ela se sentir acompanhada nesse fluxo de transformação, menos solidão ela sente e mais ela vai se sentir abraçada.

por Alexandre Coimbra Amaral, psicólogo, terapeuta familiar e de casais; fundador do Instituto Aripe e está conduzindo o Curso de Psicologia do Puerpério.

O curso online “Psicologia do Puerpério” é para quem tem vontade de conhecer com profundidade, a psicologia perinatal, o processo emocional da mulher, do bebê, da díade formada entre a mãe e o seu filho, da família e das pessoas em torno da grande novidade que é o nascimento de um bebê.

Para profissionais que já trabalham com gestantes, parturientes e puérperas, estudantes das áreas de saúde; educação e ciências humanas, como formação complementar, já que é um tema quase nunca exposto nos cursos de graduação como conteúdo básico.

Saiba mais em: https://aripe.com.br/psicologia-puerperio/

O Instituto ARIPE é uma plataforma de cursos online de aperfeiçoamento e aprofundamento profissional de psicologia; cursos complementares e educação continuada a distância para psicólogas (EAD), psicanalistas, terapeutas individuais, psicoterapeutas, psicopedagogas e interessados pelos assuntos.