Quem somos

O INSTITUTO ARIPE é uma plataforma de cursos online em assuntos relativos a Casais, Famíla e Vínculos Humanos.

Acreditamos que o aprendizado é uma experiência de construção coletiva a partir de conteúdos trazidos pelos nossos especialistas.

Metodologia

As aulas no ARIPE ocorrem com todos conectados de verdade. Interagindo. Dividindo.
Contando histórias… Aquelas que precisam e merecem ser compartilhadas. É mais bonito assim.

No ARIPE a experiência é maior do que o curso.
As salas não são feitas para grupos de estranhos. E sim para grupos de parceiros em potencial.
A gente faz chegar perto. A gente escuta histórias. Contextos. E é a partir dessa proximidade que o conhecimento acontece.

Os conceitos são vivos e tem a ver com quem nós somos. Não adianta conceitos vindos de qualquer lugar, se eles não couberem na nossa identidade.

Conceitos são ressignificados quando eles cabem em gentes de qualquer lugar do Brasil e do mundo.
Mas cada um trazendo para a sua vida, e para a sua realidade os conceitos que a gente discute aqui no Aripe.

E falamos todos os sotaques. Legitimando todos os lugares porque consideramos justas, legítimas e belas, necessárias de serem vistas e escutadas e sentidas, todas as formas de existência.

Linguagem Próxima

Especialistas online

Certificado de conclusão

Nossos Especialistas

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela PUC do Chile Terapeuta de Casais, Famílias, Grupos e Comunidades.
Psicólogo do Programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Colunista da Revista Crescer (Editora Globo) e do Portal Lunetas (www.lunetas.com.br).
Foi professor de Graduação e Pós-Graduação de vários cursos de Psicologia. Participou da implementação do projeto piloto do Programa de Saúde da Família no Chile (2001-2002).
Trabalhou anos como formador em Terapia Familiar, tendo fundado o Instituto Humanitas (centro formador de terapeutas nesta abordagem em Salvador) em 2004, hoje uma das instituições de referência no país no enfoque sistêmico.
Palestrante, em todo o país, sobre as temáticas mais diversas que abrangem o sofrimento humano e suas capacidades de resiliência: Nascimento e Morte, Transições da Vida Familiar, Cultura de Paz, Educação para a Não Violência, Resiliência, Crises no Casamento e na Família, Construção de Diálogos Colaborativos em Situações de Conflito.

CURSOS Alexandre Coimbra Amaral

Alexandre002

Alexandre Coimbra Amaral

Psiquiatra especialista em Psicologia clínica, atualmente se dedica ao estudo da Psicologia Analítica e à Antropologia. Foi professora titular de Psicofarmacologia e Psicopatologia do curso de Psicologia da FAE, atuando também na supervisão clínica dos graduandos em cursos de capacitação e extensão dentro da temática da Saúde Mental e da Obstetrícia. Desenvolve o Pré-natal Psicológico, cujo maior pilar é a gestação como espaço único potencializador de experiência existencial e auto-conhecimento.

CURSOS PATRÍCIA PIPER EHLKE

Captura de Tela 2020-09-18 às 13.24.20

PATRÍCIA PIPER EHLKE

Psicóloga com formação em Psicanálise com Crianças, aprimoramento em Psicologia aplicada à Nutrição e pós graduação em Psicanálise da Parentalidade e Perinatalidade. Atua em consultório particular atendendo em análise adultos e crianças. É consultora de amamentação e realiza orientação e atendimento para desmame gradual. É palestrante e professora em cursos de formação de doulas e atualmente é aluna do Curso Teórico- Vivencial de Psicologia e Relações Raciais do Instituto AMMA Psique e Negritude. Também é Membro do Departamento de Psicanálise com Crianças do  Instituto Sedes Sapientiae.

CURSOS Fê Lopes

felopes

Fê Lopes

Psicólogo, doutorando e mestre em psicologia social pela PUC-SP. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Lógicas Institucionais e Coletivas (Nuplic – PUC-SP) e do Instituto AMMA Psique e Negritude. É psicólogo clínico, acompanhante terapêutico e tem experiência em psicologia social. Atua principalmente em saúde mental e saúde da população negra, na esfera pública e privada.

CURSOS EMILIANO DAVID

EMILIANO-300x300

EMILIANO DAVID

Terapeuta Ayurveda, doula e educadora perinatal. Possui vasta experiência na área da saúde, onde atua desde 2001. Como doula, soma mais de 500 partos atendidos. É também mãe de Miguel, Benjamim e Luna, palestrante especialista e reconhecida por temas sensíveis e necessários e pouco abordados como “o campo do parto” e “cuidados naturais na gestação e no parto”. Em sua trajetória, possui grande experiência em palestras direcionadas e formações especificas para doulas e profissionais do cuidar. Em seu trabalho prioriza autonomia e transformação do casal enquanto protagonistas de sua própria jornadae acompanha gestantes e famílias, oferecendo informações de qualidade como respaldo físico, emocional, práticas de respiração e orientacões ayurvédicas em seus processos de gestar, parir e maternar.​

CURSOS Maíra Duarte

MAIRA

Maíra Duarte

Psicoterapeuta, graduada em psicologia pela Western Connecticut State University em Connecticut, EUA. Atendeu crianças, adultos e famílias em estados bastante graves por 3 anos no Centerstone Community Mental Health Center no estado do Tennesse. Possui 2 anos de experiência em escola com educação infantil. Especialização em comunicação na FGV. Trabalhou mais de 10 anos com Pesquisa de Mercado em multinacionais, entre elas a empresa TNS Research International e Unilever, quando teve a oportunidade de morar em Bangkok, na Thailandia, e em Singapura. Fundou a Mandala Integral Parenting e o curso Espelho Meu Espelho Seu em 2014, pós graduou-se em Formação Integral: Habilidades e conhecimento sócio emocional pelo Instituto Singularidades. Fez 2 anos de aprofundamento em Pathwork – um caminho espiritual para autotransformação. Possui formações terapêuticas em terapia familiar sistêmica e Gestalt Viva pelo Instituto Gestalt de Vanguarda, fundado por Claudio Naranjo, constelações familiares pelo Instituto Conexão Sistemica e Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Estudos e Pesquisas.

CURSOS Sel Bonassi

selma

Sel Bonassi

Terapeuta de Expressão Corporal, mãe da Serena e da Moana. Há mais de 14 anos pesquisa o corpo como meio de comunicação e a dança como via de expressão e conexão interior. Peregrinou por 14 países, onde praticou dança meditativa. Formada em Comunicação Social – Jornalismo, empreendeu um caminho de investigação do universo da comunicação corporal. Buscadora de si mesma. Empreendedora, idealizadora e fundadora do Instituto Ecotece e co-fundadora do Instituto Aripe. Criadora do método Dance Mãe e Bebê. Pesquisou e pesquisa intensamente através de cursos, formações, vivências e retiros: movimento autêntico, gestalt terapia, educação pela motricidade, coaching corporal, vínculos humanos, psicologia arquetípica, Mundus Imaginalis, alquimia, mitologia, sufismo, astrologia. Experimenta, primeiramente em si, a busca de conexão interior através dos movimentos do corpo.​

CURSOS ANA CANDIDA ZANESCO

ANA

ANA CANDIDA ZANESCO

Psicóloga, terapeuta de casais, coordenadora de grupos terapêuticos com temáticas relacionadas à maternidade. Foi a fundadora do primeiro grupo terapêutico de apoio à gestação e ao parto natural de Salvador (BA), o Rodaviva, em 2012. Também coordenou o “Powerpério”, grupo de apoio ao puerpério da Lumos Cultural, em São Paulo (SP) por dois anos.​

CURSOS Daniela Leal

DANILEAL

Daniela Leal

Rachel Savir é psicóloga com especialização em Psicodrama Sócio-Educacional e Terapêutico, possui formação em Tanatologia com larga experiência em atendimentos com foco em perdas e lutos. Depois do nascimento do primeiro filho, se tornou estudiosa entusiasmada pela Teoria do Apego e não parou mais. Atua como psicoterapeuta há mais de 15 anos na área clínica, buscando favorecer a construção de relacionamentos seguros da infância à idade adulta. Realiza atendimentos individuais e em grupo e oferece orientação a pais e famílias com base em uma visão sistêmica da vida. É mãe de três pessoinhas lindas e resolveu unir o conhecimento teórico e a experiência prática para contribuir com a divulgação da Teoria do Apego, criando o perfil no Instagram @umabasesegura, onde escreve sobre a maternidade com suas dores e delícias, fazendo uma constante reflexão de como ser a base segura de nossos vínculos de cuidado. Atualmente orienta grupos de estudo, supervisão, ministra cursos e palestras sobre os princípios do apego aplicados à prática clínica para profissionais da área de saúde, educação, educadores parentais e todos aqueles que desejam se aprofundar na Teoria do Apego e querem ser agentes de transformação.

CURSOS Rachel Savir

Rachel-Savir-ok

Rachel Savir

Como a Incerteza impacta a vida e gera crises em nós.

Alexandre Coimbra

Position
foto dani leal

Alexandre Coimbra

Position
Marilia Velano

Alexandre Coimbra

Position
Captura de Tela 2020-09-18 às 13.24.20

Alexandre Coimbra

Position
Foto Mariene_2

Alexandre Coimbra

Position

Alexandre Coimbra

Position
foto Aline França

Alexandre Coimbra

Position
foto Patricia Puppin

Alexandre Coimbra

Position

O NOME ARIPE

Aripe é um sonho coletivo que começou a ser vislumbrado com mais precisão quando o seu nome chegou até nós.

Necessitávamos de um substantivo que integrasse nossos pensamentos e sentimentos que se condensavam tão facilmente em ações para a criação deste Instituto. Dar nome a um sonho é como transformá-lo num corpo vivo, pulsante. O nome traz um lugar no mundo, é uma inscrição definitiva no inconsciente coletivo. 

Assim, fomos ao dicionário Tupi-Guarani, à procura de um nome que fizesse sentido à nossa proposta e que evocasse nossas raízes brasileiras. E foi o nome que se fez escolhido, que insistiu em ficar em primeiro plano, ofertando beleza aos nossos olhos. ARIPE. Ari significa nascimento, começo. Pe significa lugar, onde.

Aripe, portanto, é o lugar de nascimento, ou por onde começar. Era a síntese de muito do que acreditamos, o autoconhecimento como o lugar de um reinício, o começo de um novo nascimento. Em todo processo de ampliação de consciência, há a sensação de um ciclo que se fecha e de outro que se instala, como a novidade que nos faz renascer.

Continuando a pesquisar, encontramos que o verbo aripar significa procurar pérolas. Peneirar a areia onde ficam as ostras à procura de pérolas. E esta é a missão do Instituto Aripe: ser uma plataforma para lançar pérolas de pessoas que possam facilitar a transformação de outras, por um mundo mais consciente e amoroso.

As ostras produzem pérolas quando se sentem incomodadas ou feridas por um grão de areia que adentrou seu interior absolutamente sensível.

Assim somos nós, incomodados em nossa angústia existencial, fazendo cada vez mais perguntas sobre o existir, sobre nossos fazeres em todas as direções. Deste incômodo nascem nossas melhores contribuições para o mundo.

Aripe é um lugar para o nascimento de oportunidades que facilitem o processo de transformar desafios em pérolas.

Sejam bem-vindos e bem-vindas a esta mandala perolada!