É uma visão comum em restaurantes. Crianças que comem com suas famílias, com tablet ou celular na mão, e eu sempre me pergunto a mesma coisa; por que mesmo com tão pouco tempo que as crianças passam com seus pais (e vice-versa) as telas são usadas nesses almoços familiares?

Há tantas oportunidades ao longo do dia para as crianças de 2-3 anos poderem brincar com celular e tablet (e, claro, absolutamente nada acontece se você não usá-lo), perdem se as oportunidades para as crianças aprenderem a saborearem o ambiente com a visão e a conversar um pouco com a família.

Um restaurante é um lugar ideal para falar o tempo todo, para explicar e escutar, de observar o comportamento de outras pessoas, barman, decoração do restaurante, sabor e apresentação dos pratos que servimos, jogar jogos incomuns, coloração, contação de histórias, desenvolver a paciência (pais e filhos), tolerância à frustração (pais e filhos), validando emoções (eu sei que agora não quero estar aqui e você está com raiva, mas nós não terminamos para comer … daqui a pouco saímos e fazemos algo que você gosta mais), e resumindo:

APRENDER A VIVER EM SOCIEDADE.

É um lugar ideal para se divertir e conviver, e muitas crianças perdem essa chance … então, vão para a escola na segunda-feira e “O que você fez este fim de semana?”. E as crianças respondem “Joguei no tablet”. Um par de dicas para conversar com as crianças a respeito de uso de telas: “O celular é da mamãe e do papai, quando você for mais velho terá o seu”, e “O tablet não vai sair de casa sozinho, e mais ele custa caro, e pode quebrar, e eu quero nesse passeio conversar e brincar com vocês.”

Texto de Armando Batista @armandobastisdaep

Tradução: Instituto Aripe.
Quadrinho de @sergi_moreso

BAIXE O E_BOOK DANCE MÃE E BEBÊ

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

CONTATO

Para nós é importante saber como você está se sentindo com as informações que estamos compartilhando. Você pode mandar uma mensagem falando de que forma esse conteúdo lhe tocou.

Enviando

©2019 Instituto Aripe - pós Parto e Puerpério Desenvolvido por V12 Brasil Marketing Digital

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?