fbpx

DEIXE SEU NOME NA LISTA DE ESPERA PARA A PRÓXIMA TURMA
– Previsão Outubro 2020 –

PARA QUEM É O CURSO

Nós, seres humanos, somos seres eminentemente vincularesEm todos os lugares, em todos os momentos, só existimos vinculados a alguém ou algo. Pode ser uma pessoa. Pode ser um objeto (como o personagem do Tom Hanks, no filme “Náufrago”, que na solidão absoluta se vinculou a uma bola de basquete), pode ser uma ideia, um plano de futuro. Portanto, vincular-se é inerente à experiência da vida, desde que nascemos.

Mas… como formamos nossos vínculos? Quais as experiências que fundamentam o nosso jeito particular de conseguir criar laços com as pessoas, coisas e idéias? O que um bebê vai aprendendo sobre a confiança ou desconfiança no outro, sobre segurança ou insegurança emocional a partir da relação com sua mãe e demais figuras de cuidado? À medida em que este bebê cresce, e vira criança, adolescente, adulto… o caminho da vinculação é o mesmo? Isto tem interferência na forma de escolhermos nossos amigos, cônjuges, profissões, sonhos e de como criamos os filhos que escolhemos ter?

Todas estas perguntas serão abordadas no curso “Teoria do Apego”, num formato inédito e online.

Estudaremos as ideias de John Bolwby, fundador desta teoria na segunda metade do século XX, e as contribuições de todos os pesquisadores que se seguiram às suas idéias revolucionárias sobre nossa forma de amar, desamar, separar e perder.

Sim, porque apego é só o começo. Vamos falar de separações, de perdas e de luto.

COMO SERÁ O CURSO

“Teoria do Apego” é um curso livre de apoio e instrumentalização para pessoas que se interessem pela temática da vinculação humana.

O formato é pensado para ser acessível a qualquer pessoa ,incluindo profissionais da área da Psicologia, que se interesse por esta temática, numa linguagem clara e acessível a todos. Em todos os nossos cursos, privilegiamos a comunicação aberta, com conceitos bem embasados teoricamente, sem abrir mão da possibilidade de entendimento e diálogo.

O curso será ao vivo, em aulas virtuais participativas, em que os alunos conversam com o professor a todo momento, esclarecendo dúvidas, trazendo histórias que ilustrem conceitos, abrindo novas frentes de discussão.

Ao final, haverá um módulo extra opcional de duas aulas voltadas para o tratamento de questões emocionais na clínica psicológica, e serão bem-vindas todas as pessoas do curso, trazendo suas histórias profissionais nas mais diversas áreas.

Caso você não possa participar ao vivo das aulas, elas ficarão gravadas para consulta posterior e estarão disponíveis em nossa plataforma por 12 meses após a data de inscrição. 

O perfil dos nossos alunos inclui profissionais de saúde e educação, ciências humanas, influenciadores digitais, coordenadores de grupos de mães e pais, estudantes das áreas de psicologia, educação, ciências humanas e pessoas que se interessam pela temática da vinculação humana. 

 

Temas a Serem Abordados Durante o Curso:

Curso Normal: 4 aulas ao vivo + Módulo Extra: 2 aulas ao vivo

Caso você não possa participar das aulas ao vivo, elas ficarão gravadas para consulta posterior.

Previsão para a Próxima Turma – Outubro 2020

O FACILITADOR

Alexandre Coimbra Amaral

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela PUC do Chile Terapeuta de Casais, Famílias, Grupos e Comunidades. 

Psicólogo do Programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Colunista da Revista Crescer (Editora Globo) e do Portal Lunetas (www.lunetas.com.br).

Foi professor de Graduação e Pós-Graduação de vários cursos de Psicologia. Participou da implementação do projeto piloto do Programa de Saúde da Família no Chile (2001-2002).

Trabalhou anos como formador em Terapia Familiar, tendo fundado o Instituto Humanitas (centro formador de terapeutas nesta abordagem em Salvador) em 2004, hoje uma das instituições de referência no país no enfoque sistêmico.

Palestrante, em todo o país, sobre as temáticas mais diversas que abrangem o sofrimento humano e suas capacidades de resiliência: Nascimento e Morte, Transições da Vida Familiar, Cultura de Paz, Educação para a Não Violência, Resiliência, Crises no Casamento e na Família, Construção de Diálogos Colaborativos em Situações de Conflito.

LISTA DE ESPERA

DEIXE SEU NOME NA LISTA DE ESPERA PARA A PRÓXIMA TURMA
– Previsão Outubro 2020 –

FAQ

Perguntas e Respostas

Esse módulo extra é composto de 2 encontros online e ao vivo. Eles versarão sobre o tratamento de questões de processo terapêutico envolvendo a temática da vinculação humana. Falaremos de como manejar problemas na vinculação com o terapeuta, entre uma sessão e outra; de como contribuir para o vínculo terapêutico ser o facilitador de tratamento de insegurança afetiva dos pacientes.

Esse módulo é voltado preferencialmente para psicólogos ou quem faz atendimentos terapêuticos . É um módulo que é realmente interessante para quem trabalha com PROCESSO terapêutico. 

O curso básico oferta a compreensão sobre a teoria de John Bowlby e as pesquisas e práticas que foram estudadas na esteira dos conceitos que ele criou.

Sim, disponibilizaremos bibliografia sobre os conteúdos tratados durante o curso.

Você terá acesso as aulas gravadas por 12 meses após a data da compra.

Sim, haverá certificado de participação emitido automaticamente pela plataforma NUTROR.

Ao fazer sua inscrição você receberá acesso imediato ao curso caso seu pagamento seja feito por cartão de crédito. No caso de pagamento no boleto, existe um tempo de processamento de até 3 dias.

Os dados de login e senha serão enviados de forma automática no e-mail que você se cadastrou no curso. o remetente desse email é NUTROR.COM Essa é a plataforma que utilizamos. Favor checar o Lixo Eletrônico.

As aulas ao vivo serão pela plataforma ZOOM. Antes de cada encontro você receberá um e-mail com o link de acesso.

Caso você não receba ou tenha dificuldades de acesso é só entrar em contato com nosso suporte via Wahtsapp (34) 99918-8934.

Aripe Desenvolvimento Humano Ltda - CNPJ 26.443.146/0001­03