John Bowlby o seu criador, foi o psiquiatra que desenvolveu essa teoria muito sem saber onde chegaria com as suas pesquisas; mas ele começou a estudar a privação materna e o que aconteceria com os bebês órfãos de guerra, que estavam sem pai, sem mãe, sem os dois, institucionalizados, hospitalizados. E ao longo de uma década de pesquisa, ele chegou em um resultado: nós somos seres relacionais.
Nós não sobrevivemos sem vínculo, nós somos pessoas interdependentes.
A Teoria do Apego faz um contraponto contracultural inclusive, a um monte de ideias falaciosas, de que a independência como o alto de uma montanha; seja ela uma independência emocional, relacional dos nossos afetos; que ela seria conseguida e alcançada em algum momento da nossa vida.
Isso não vai acontecer!
Nós somos interdependentes e por isso; a forma como nós construímos os vínculos da nossa vida é que vai definir se nós vamos ter uma interdependência segura ou insegura.
Uma relação com os laços; com a rede que nos dá apoio na vida, que é uma relação que vai deixar a gente mais tranquilo ou mais intranquilo ao longo do nosso ciclo vital.
A Teoria do Apego não tem a ver só com bebês e crianças
Ela tem a ver com jovens, com adultos, com adultos maduros, com pessoas no estado de envelhecimento e com pessoas na hora da morte.
A Teoria do Apego é uma teoria que fala de amor e de pertencimento, da forma como nós construímos os nossos vínculos na vida.
por Alexandre Coimbra Amaral, Psicólogo, Mestre em Psicologia pela PUC do Chile Terapeuta de Casais, Famílias, Grupos e Comunidades.
Psicólogo do Programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Colunista da Revista Crescer (Editora Globo) e do Portal Lunetas (www.lunetas.com.br).
O curso “Teoria do Apego” foi desenhado para dar auxílio e instrumentalização a pessoas que se interessem pela especialização na Teoria do Apego e pela temática das relações interpessoais e vinculação humana.
O formato é acessível para qualquer pessoa, incluindo profissionais da área da Psicologia, que se interessem por esta temática. Em todos os nossos cursos, privilegiamos a comunicação aberta, com conceitos bem embasados teoricamente, sem renunciar à possibilidade de entendimento e diálogo.
O curso será ao vivo, em aulas online participativas, onde os alunos conversam com o professor a todo momento, esclarecendo dúvidas, trazendo histórias que ilustram conceitos, abrindo novas frentes de discussão, interpretação e entendimento.
Conheça mais sobre o curso da Teoria do Apego em: https://aripe.com.br/teoria-apego/
O Instituto ARIPE é uma plataforma de cursos online de aperfeiçoamento e aprofundamento profissional de psicologia, cursos complementares e educação continuada a distância para psicólogas (EAD), psicanalistas, terapeutas individuais, psicoterapeutas, psicopedagogas e interessados pelos assuntos.
curso de teoria do apego; especialização teoria do apego, o que é teoria do apego; vínculo humano